Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2005 - 01h08

Moradores começam a reconstruir telhados danificados por tornado

Publicidade

da Folha Online
da Agência Folha, em Criciúma

Em meio a chuva, moradores de Criciúma se organizaram nesta terça-feira em mutirão para reconstruir telhados que foram levados depois da passagem de dois tornados na cidade na segunda-feira.

Segundo balanço da prefeitura, cerca de 700 pessoas foram atingidas pelos fortes ventos que destruíram totalmente três casas e destelharam outras cem, além de prédios públicos.

A terça-feira foi dia de reconstrução na Vila Manaus, principal local atingido pelo segundo tornado. Logo cedo, máquinas da prefeitura e do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado faziam o trabalho de limpeza dos entulhos levantados pelo fenômeno climático.

Reuters
Moradores observam casa destruída por tornado


Os moradores também se revezavam nas casas para tentar consertar o que sobrou dos telhados e das casas. O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) visitou o local, onde coordenou uma oração e entoou um cântico religioso com moradores.

Para aqueles que tiveram as casas totalmente destruídas, o governador garantiu ajuda por meio da Cohab (Companhia de Habitação).

Vítimas

Uma mulher de 62 anos morreu em conseqüência de uma parada cardíaca, no momento da passagem do tornado, no bairro Santa Luzia. A Defesa Civil Municipal afirma que sete pessoas ficaram feridas, sendo duas em estado grave.

Algumas das pessoas atingidas pelo tornado ficaram desabrigadas ou foram desalojadas. Nesta terça-feira, porém, a situação começou a se normalizar e, as vítimas que não puderam retornar para suas casas, ficaram abrigadas em casas de parentes.

De acordo com o subtenente Amilton Martinho da Silva, da Defesa Civil Estadual, os imóveis destelhados começaram, nesta terça, a ser cobertos com lonas, e as famílias afetadas estão sendo cadastradas.

O coordenador da Defesa Civil de Criciúma, secretário de obras Sérgio Beck, afirma que equipes ainda fazem um levantamento dos estragos.

"Ainda não temos um valor estimado para recuperar esses bairros. Os trabalhos de levantamento vão continuar nesta quarta-feira nas áreas atingidas. O objetivo é delimitar a área e localizar os atingidos pelo endereço das casas", disse.

Leia mais
  • Tornado deixa Criciúma em situação de emergência
  • Tornado atinge sul de SC com ventos de mais de 100 km/h
  • Chuva atinge São Paulo e causa 16 pontos de alagamento

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tornados
  • Leia sobre tempo no Folha Online-Weather
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página