Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2005 - 14h33

Brasileira sobrevivente do Aconcágua é resgatada

Publicidade

da Folha Online

A jornalista brasileira Rita Bragatto, 34, que entrou em choque durante escalada no monte Aconcágua, na Argentina, foi resgatada neste sábado de helicóptero e levada até Plaza de Mulas (4.350 metros) para receber atendimento médico emergencial.

Ela foi encontrada com sintomas de desidratação e congelamento, segundo informou Leopoldo León, diretor de Recursos Naturais Renováveis da Província de Mendoza, onde se ergue o Aconcágua.

As equipes de resgate devem subir novamente ao pico neste sábado para retirar o corpo do marido de Rita, o brasileiro Eduardo Silva, 40. Ele morreu sexta-feira, 12 horas depois de ter chegado ao topo do Aconcágua (6.959 metros), informou a imprensa local.

O corpo será recolhido assim que as condições do tempo no lugar melhorarem.

"O problema é que eles estavam sem guia", disse León, destacando que o fato de ter chegado ao topo da montanha de noite também podia ter sido uma das causas da morte do dentista.

O casal morador de Sorocaba (SP) alcançou o cume mais alto da América às 23h (horário local) de quinta-feira e desceu 200 metros até a chamada Canaleta, onde parou para descansar, pois já notavam sinais de congelamento, informou o jornal "Los Andes de Mendoza".

O guia norueguês Lars Oslo, que subia a montanha com um grupo, encontrou os alpinistas brasileiros na sexta-feira, no mesmo local, e avisou por rádio os guardas-florestais e a patrulha de resgate. Os grupos de salvamento subiram para ajudar o casal, mas Eduardo Silva já apresentava complicações que o levaram à morte, supostamente por parada cardíaca, pouco antes de chegar ao acampamento "Berlim", a 6.100 metros de altura.

Com este episódio, já são duas as vítimas do Aconcágua nesta temporada. A primeira foi a alemã Petra Ilg, que caiu no Glaciar dos Polacos em 29 de novembro passado.

Com a France Presse

Leia mais
  • Casal decidiu escalar o Aconcágua após viajar à Patagônia
  • Mulher de brasileiro morto no Aconcágua passa bem, diz padrasto
  • Corpos de brasileiros vítimas de maremoto são enterrados no Rio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o monte Aconcágua
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página