Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2005 - 19h01

Bombeiros trabalham para evitar explosões em prédio incendiado

Publicidade

da Folha Online

Equipes do Corpo de Bombeiros tentam resfriar geradores de energia elétrica que estão localizados abaixo do edifício Esplanada, prédio comercial que é atingido por um incêndio desde as 17h desta segunda-feira, na rua Formosa, região do Vale do Anhangabaú (centro de São Paulo). O imóvel tem cerca de 30 andares.

O prédio abriga o Instituto Fernando Henrique Cardoso e o acervo do ex-presidente da República. Segundo a Eletropaulo, caso o procedimento de resfriamento não ocorra há risco de explosão já que estas unidades são abastecidas por óleo. Os bombeiros suspeitam que o fogo tenha começado em um destes geradores, no 2º subsolo do imóvel e, então, atingido diversos andares.

Para facilitar a entrada dos bombeiros nas câmaras transformadoras de energia, que ficam no subterrâneo do vale do Anhangabaú, o abastecimento de energia elétrica na rua onde fica o prédio, no vale do Anhangabaú, na rua Guaianazes, na avenida Rio Branco, na praça Ramos de Azevedo e na 24 de Maio foi cortado.

Vinte e quatro carros dos bombeiros estão no local. Há mais de uma hora, uma equipe de bombeiros foi enviada ao 6º andar do prédio para tentar localizar e resgatar possíveis vítimas. Ainda segundo os bombeiros, um grupo de funcionários aguarda socorro na cobertura do imóvel.

O gerente de marketing Amauri de Souza, 27, conta que estava trabalhando quando as luzes começaram a piscar e, por fim, apagaram. O alarme de incêndio foi acionado em seguida, e os funcionários começaram a deixar o prédio. "A descida foi demorada pois as escadas são estreitas, havia muitas pessoas e a iluminação era muito ruim", disse.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Jair Paca de Lima, afirma que ao menos 68 pessoas sofreram intoxicação. Há muita fumaça na região.

O prédio abriga a sede do Instituto FHC, que contém documentos, livros e arquivos pessoais do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). O Instituto FHC tem 2.090m², distribuídos entre dois subsolos e um andar. Nos subsolos, está instalado o Acervo Fernando Henrique Cardoso. A parte superior conta com instalações para a realização de seminários e mesas redondas, além da biblioteca. Ainda não há informações sobre eventuais danos ao acervo.

Leia mais
  • Bombeiros controlam incêndio em prédio comercial no centro de SP
  • Prédio atingido por incêndio em SP abriga sede do Instituto FHC
  • Bombeiros contabilizam 68 pessoas intoxicadas em incêndio no centro de SP

    Especial
  • Saiba onde fica o prédio
  • Leia o que já foi publicado sobre incêndios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página