Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2005 - 19h11

Deslizamentos de terra deixam 9 mortos e 3 feridos em São Bernardo

Publicidade

da Folha Online

Deslizamentos de terra ocorridos na madrugada desta quarta-feira deixaram nove pessoas mortas --sendo oito crianças-- e outras três feridas em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). Os acidentes são conseqüência das fortes chuvas que atingiram a região.

Entre as vítimas de um deslizamento ocorrido às 3h20, no Jardim Silvina, estão Maria Cláudia Estrela de Oliveira, 25, e seus três filhos: Damiana Daiane Estrela Oliveira, 6, Wildenberg de Oliveira Sarmento, 2, e Wigna Oliveira Sarmento, de 1 ano. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o pai, José Braga Sarmento, 24, está internado com politraumatismos em um hospital da região e não corre risco de morte.

Jorge Araújo/Folha Imagem
Bombeiros resgatam vítimas de deslizamento de terra
Bombeiros resgatam vítimas de deslizamento de terra
As outras quatro crianças mortas no deslizamento também pertenciam à mesma família. São elas: Raí de Souza Oliveira, 10, Josiane de Souza Oliveira, 6, Jair de Souza Oliveira, 8, e Rosiane de Souza Oliveira, 12 --a mãe, que estava com elas, sobreviveu.

Uma mulher identificada como Rejane Maria Dias, 29, foi socorrida e continua internada com fraturas nos dois tornozelos e em ossos da coluna. Outras duas vítimas do deslizamento foram atendidas em um pronto-socorro da região e liberadas pouco depois.

O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas por volta das 16h, com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas, mas ainda não sabe informar o número de barracos atingidos.

Outro deslizamento, ocorrido na favela Girassol, na Vila Esperança, causou a morte de Juliano César de Oliveira, 7. A mãe dele, Ana Lúcia de Oliveira, 39, fraturou as costelas e continua internada, mas não corre risco de morte.

Em Santo André, também no ABC, uma criança que estava soterrada na rua Rio Oiapoque, no Parque Miami, foi resgatada com vida. Um deslizamento de terra atingiu barracos da região por volta das 8h40.

Chuva

Na manhã desta quarta, voltou a chover na Grande São Paulo. Por volta das 19h, a chuva era leve na capital, e o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, registrava três pontos de alagamento --foram registrados seis pontos ao longo do dia.

A CET (Companhia de Engenharia Tráfego) registrou 102 km de congestionamento às 19h, em São Paulo. A média para o horário, baseada em quartas-feiras de janeiro, é de 97 km.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou temperatura máxima de 24,3ºC e mínima de 20,1ºC, em sua estação sediada no mirante de Santana (zona norte de São Paulo).

Temporal

Ontem, a chuva deixou mais de 70 pontos de alagamento, invadiu casas e a Prefeitura de São Bernardo, causou o transbordamento de córregos e deixou ruas da Lapa (zona oeste de São Paulo) e de Santo André (região metropolitana) sem luz. No Rio de Janeiro, algumas regiões também ficaram sem energia.

Os córregos Aricanduva (zona leste) e Pirajussara (zona oeste), na capital, transbordaram.

A sede da Prefeitura de São Bernardo ficou alagada e alguns carros que estavam no estacionamento do imóvel foram danificados.

Em São Caetano, o transbordamento do córrego Ribeirão dos Meninos causou alagamentos na avenida Guido Aliberti, que fica na entrada do município, e interrompeu a circulação dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entre as estações São Caetano e Mooca, na linha D (Luz-Rio Grande da Serra), pois os trilhos ficaram submersos. Em Mauá, o piscinão de Capuava transbordou.

No total, segundo os bombeiros, pelo menos 75 pessoas que estavam ilhadas em ônibus tiveram de ser resgatadas.

Leia mais
  • Deslizamentos deixam ao menos nove mortos em São Bernardo
  • São Paulo deve ter céu nublado e chuva nesta quarta-feira
  • Chuva alaga Prefeitura de São Bernardo do Campo

    Especial
  • Leia sobre tempo no Folha Online-Weather
  • Leia o que já foi publicado sobre deslizamentos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página