Publicidade

Cotidiano
03/02/2005 - 14h30

Laudo aponta envenenamento de família em Campinas

Publicidade
da Folha Online

Laudo do Instituto Adolfo Lutz divulgado nesta quinta-feira aponta que o casal e a filha de 17 anos que morreram em Campinas (a 95 km de São Paulo) após apresentar vômito e diarréia foram vítimas de envenenamento por arsênico. Outra filha do casal, de 15 anos, sobreviveu e deixou o hospital na noite de ontem.

Segundo o médico sanitarista Vicente Pisani Neto, da Vigilância em Saúde de Campinas, o laudo aponta que a família foi vítima de envenenamento, que pode ter sido acidental ou provocado. "Desta forma, fica totalmente descartada a hipótese de intoxicação alimentar", afirmou.

O laudo foi feito a partir de exame da urina das irmãs e apontou grande quantidade da substância. Não houve tempo de colher amostras de urina dos pais das jovens para análise.

"No entanto, o resultado dos exames das meninas leva a concluir que os pais foram vítimas do mesmo produto. As análises de fragmentos de órgãos dos pais, que estão sendo processados pelo Instituto Médico Legal de São Paulo, devem confirmar o envenenamento", disse Pisani Neto.

O casal e a filha de 17 anos morreram entre domingo e segunda-feira devido a uma parada cardiorrespiratória, de acordo com o Hospital Madre Teodora.

De acordo com Pisani Neto, o Instituto Adolfo Lutz enviou amostra do doce de chocolate consumido pela família no final de semana para análise no Instituto de Criminalística de São Paulo.

A Vigilância afirma que investigação epidemiológica do caso está encerrada e, agora, cabe à polícia investigar a origem da intoxicação.

Substâncias químicas

A Polícia Civil localizou na quarta-feira frascos de arsênico, antimônio e bismuto na casa da família.

O arsênico pode ser letal se consumido a partir de 60mg, assim como os demais, dependendo do tipo de ingestão e do organismo da pessoa.

A polícia trabalha com a hipótese de que as substâncias tenham sido adicionadas a um bolo de chocolate --último alimento consumido pela família antes da internação-- feito pela filha mais nova do casal, que sobreviveu à intoxicação.

Um laudo do CCI (Centro de Controle de Intoxicações da Unicamp) divulgado na terça-feira já havia apontado a presença de metais pesados na urina das duas filhas do casal.

Boletim de ocorrência

A enfermeira da mãe do médico morto, Vera Lúcia Reis Soares, 29, registrou nesta quarta-feira um boletim de ocorrência no qual alega ter sentido dores abdominais e diarréia ao comer um pedaço de bolo, na semana passada, feito também pela jovem de 15 anos.

A polícia também tentará esclarecer com a adolescente por que a chave da casa havia desaparecido, os cômodos do lugar estavam todos limpos, e a louça, lavada.

Com Agência Folha

Leia mais
  • Polícia encontra produtos químicos em casa de família intoxicada
  • Laudo aponta presença de metais pesados na urina de irmãs intoxicadas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre envenenamentos
  • Leia o que já foi publicado sobre mortes por intoxicação
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca