Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2005 - 03h45

Imperatriz quer resgatar inocência do Carnaval com enredo infantil

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio de Janeiro

A Imperatriz Leopoldinense, uma das mais premiadas do carnaval carioca, vai trazer para a avenida a história do autor de histórias infantis Hans Christian Andersen, uma homenagem aos 200 anos de nascimento do escritor.

Segundo o diretor de Carnaval e presidente da Imperatriz, Wagner Tavares de Araújo, o desafio da escola este ano é apresentar um enredo inteiramente infantil. "Desde 93 nenhuma escola apresenta um enredo assim. No ano passado, a Caprichosos falou sobre a Xuxa, mas se concentrou na vida da apresentadora", disse.

O risco é não conseguir empolgar a avenida com três mil adultos fantasiados de criança. Segundo Araújo, no entanto, a Imperatriz aposta no resgate da inocência do Carnaval.

O cantor Elymar Santos, a modelo Luiza Brunet, o apresentador Leão Lobo, o nadador Fernando Scherer estão entre os famosos que vão participar do desfile.

O enredo é fruto de uma parceria com a Câmara de Comércio da Dinamarca. A escola, no entanto, vai trazer também um pouco do universo do escritor brasileiro Monteiro Lobato. Os dois autores se notabilizaram por escrever livros para adultos e obter maior êxito e sucesso na literatura infantil. Além disso, num dos textos de Lobato, as portas do "Sítio do Picapau Amarelo" se abrem para a chegada de um convidado especial: Hans Christian Andersen.

Os personagens do Sítio serão retratados na avenida. As fantasias do desfile serão feitas com inspiração no visual nordestino, algumas com remendos. Segundo Araújo, esta é uma maneira de aproximar o enredo do público brasileiro.

As marcas dos trabalhos da carnavalesca Rosa Magalhães estarão presentes: muita pesquisa e riqueza de detalhes. Sem querer revelar o mistério, o presidente da escola afirma que um dos carros trará uma teatralização do enredo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval do Rio
  • Saiba mais sobre o Carnaval
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página