Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2005 - 12h12

Gaviões e Peruche vencem e retornam para o Grupo Especial em SP

Publicidade

da Folha Online

A Gaviões da Fiel é a escola campeã do Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo deste ano. A Unidos do Peruche que, assim como a Gaviões, havia sido rebaixada em 2004, foi a vice-campeã. Ambas retornam ao Grupo Especial, no ano que vem.

A Barroca Zona Sul e a Imperador do Ipiranga --que havia sido punida com a perda de dois pontos por causa de um carro alegórico-- foram rebaixadas. A Império de Casa Verde foi a campeã do Grupo Especial.
Keiny Andrade/Folha Imagem
Carro abre-alas da Gaviões, campeã do Grupo de Acesso
Carro abre-alas da Gaviões, campeã do Grupo de Acesso


O enredo da Gaviões trazia a promessa de "sacudir a poeira" e "dar a volta por cima". Esperançosos, os corinthianos lotaram as arquibancadas do sambódromo e vibraram durante todo o desfile que, entretanto, não ficou livre dos problemas técnicos.

Falhas no eixo de direção do carro abre-alas atrasaram o início da apresentação em 25 minutos. Durante o desfile, que tratava do Renascimento, o eixo quebrou novamente e o carro teve de ser empurrado.

Desfile

Muitas das fantasias e alegorias apresentadas pela Gaviões faziam referência à arte do período renascentista quando, segundo a escola, a humanidade "sacudiu a poeira" e "deu a volta por cima".

Um dos carros alegóricos trazia réplicas de pinturas e esculturas famosas, como a Monalisa de Leonardo da Vinci e o Davi de Michelangelo. A Gaviões também fez homenagens a obras e autores da época, como a Divina Comédia de Dante Aliguieri e Os Lusíadas de Luís de Camões.

No desfile, a escola abusou do brilho, do dourado e dos efeitos especiais. Os carros alegóricos espalharam na avenida bolhas de sabão, fumaça e muito papel picado. "Fizemos um desfile de Grupo Especial no Grupo de Acesso", afirmou o presidente da escola, Ronaldo Pinto, logo após o término da apresentação.

A escola investiu R$ 1,3 milhão no desfile desse ano. O presidente fez questão de afirmar que a escola é independente do time de futebol. "A razão da existência da Gaviões é o Corinthians, mas não dependemos do time. Somos vencedores, e o Corinthians também é vencedor", disse.

Leia mais
  • Torcedores lotam quadra da Império de Casa Verde
  • Notas baixas colocam Imperador do Ipiranga e Barroca no Grupo de Acesso
  • Império de Casa Verde vence o Carnaval de São Paulo
  • Acordo adia encontro de torcidas na apuração do Carnaval de SP

    Especial
  • Saiba mais sobre o Carnaval
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página