Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2005 - 09h02

Deputado quer investigação sobre homenagem a bicheiros no Rio

Publicidade

da Folha Online

O deputado federal Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ) quer que o Ministério Público do Rio investigue as escolas de samba Salgueiro e Mocidade Independente de Padre Miguel por apologia ao crime em seus desfiles. As escolas prestaram homenagem a bicheiros.

Biscaia deverá pedir a investigação ao procurador-geral de Justiça do Estado, Marfan Martins Vieira, na quinta-feira. "Foi apologia ao crime e a criminosos. Acho que o Ministério Público deve agir, as escolas ultrapassaram o limite", disse o deputado.

No início do desfile, o presidente da Mocidade, Paulo Vianna, fez um agradecimento pelo microfone ao patrono da escola, César Andrade. Acusado de participar de um esquema de distribuição de propinas a policiais e servidores do Rio, ele foi condenado a nove anos de prisão e está foragido.

Os bicheiros Waldemiro Paes Garcia, 77, o Miro, e Waldemir Paes Garcia, o Maninho, que morreram no ano passado, foram homenageados no desfile do Salgueiro. Os dois eram presidentes de honra da escola.

No desfile, alguns dos integrantes da escola vestiam camisas com as fotos de Miro e Maninho. Além disso, o último carro alegórico trouxe imagens dos patronos.

Miro morreu em novembro em conseqüência de problemas pulmonares. No dia 28 de setembro, o Maninho --filho de Miro--, foi morto a tiros quando saía de uma academia de ginástica, em Jacarepaguá (zona oeste do Rio).

O Salgueiro, por meio da assessoria, informou que a escola pediu autorização à Liesa (Liga Independente das Escolas da Samba) para prestar as homenagens --e as obteve-- e que não iria se pronunciar. Ninguém da Mocidade foi encontrado pela reportagem.

Com Folha de S.Paulo, no Rio

Leia mais
  • Gaviões e Peruche vencem e retornam para o Grupo Especial em SP
  • Notas baixas colocam Imperador do Ipiranga e Barroca no Grupo de Acesso
  • Império de Casa Verde vence o Carnaval de São Paulo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval do Rio
  • Saiba mais sobre o Carnaval
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página