Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2005 - 09h03

Polícia promove ação contra comércio ilegal de fios elétricos em SP

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Civil de São Paulo realiza nesta quarta-feira a operação Curto Circuito, com objetivo de combater o comércio de fios e cabos elétricos furtados e a sonegação fiscal. Os alvos dos trabalhos são os ferros-velhos.

A estimativa é que ao menos 200 pessoas participem da operação, que envolve, além de policiais especializados, fiscais municipais e técnicos da Eletropaulo, Sabesp, Telefônica e CPTM (Companhia Paulista Trens Metropolitanos).

O delegado Valter Sérgio de Abreu, titular da Delegacia de Roubo e Furto de Fios do Deic (Departamento de Investigação Sobre Crime Organizado), afirma que 61 pontos de comércio de sucata deverão ser fiscalizados. "Apesar dos prejuízos materiais, o roubo e furto de fios causa um prejuízo incalculável para a sociedade, que fica sem telefone, com os trens parados e ruas escuras", disse.

Comércio

Segundo a Polícia Civil, a prefeitura mobilizará 20 fiscais para acompanhar a operação.

"A presença da fiscalização municipal é muito importante. Apesar de prender quem está com o material irregular, a polícia não pode fechar o comércio. Os fiscais autuarão os ferros-velhos irregulares e darão prazo para regulamentar", afirmou o delegado.

No ano passado, a polícia de São Paulo abriu 277 inquéritos e indiciou 532 pessoas envolvidas em furto, roubo e receptação de fios, de acordo com a Secretaria da Segurança.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre furto de cabos elétricos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página