Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2005 - 08h33

Hospital de campanha da Marinha começa a funcionar no Rio

Publicidade

da Folha Online

O hospital de campanha da Marinha começou a funcionar nesta segunda-feira no Campo de Santana, região central do Rio. É o segundo do gênero a ser instalado na cidade com o objetivo de aliviar o atendimento nos hospitais.

As filas em busca de atendimento começaram ainda durante a madrugada. A unidade oferece serviços nas áreas de ginecologia, pediatria, ortopedia e clínica geral.

A montagem do hospital da Marinha foi autorizada na semana passada pela Justiça Federal e liberada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que analisou possível impacto ao ambiente.

A Prefeitura do Rio havia sinalizado que não autorizaria a instalação da unidade na área ao divulgar uma nota que classificava o uso do local como "um crime contra a cidade". A justificativa apresentada pelo Ministério da Saúde à Justiça é a de que o Campo de Santana fica nas proximidades do Hospital Souza Aguiar --um dos seis que estão sob intervenção federal-- e poderia agilizar o atendimento dos pacientes.
A.C.Fernandes/Folha Imagem
Atendimentos em hospital de campanha da Aeronáutica
Atendimentos em hospital de campanha da Aeronáutica


Barra da Tijuca

O hospital de campanha da Aeronáutica começou a funcionar na última segunda-feira na sede campestre do Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio).

A unidade oferece serviços ambulatoriais nas áreas de ginecologia, clínica médica, ortopedia, pediatria e odontologia. Não são prestados serviços de emergência.

Intervenção

Os embates entre o ministro da Saúde, Humberto Costa, e o prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), tornaram-se freqüentes desde que o governo federal decretou estado de calamidade pública no sistema de saúde do município.

O decreto foi publicado no "Diário Oficial" no último dia 11 e a intervenção atinge os hospitais da Lagoa, Andaraí, Jacarepaguá, Ipanema, Souza Aguiar e Miguel Couto.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre hospitais do Rio
  • Leia mais sobre a crise nos hospitais do Rio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página