Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2005 - 18h40

Deputados ouvem PMs que podem estar ligados à motivação de chacina

Publicidade

da Folha Online

Dois coronéis da Polícia Militar apontados pelo deputado Paulo Ramos (PDT) como envolvidos em disputas políticas que teriam ocasionado a chacina ocorrida no final de março, na Baixada Fluminense, serão ouvidos na quinta-feira (19) pela Comissão de Direitos Humanos da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio).

A.C.Fernandes/Folha Imagem
O secretário da Segurança do Rio, Marcelo Itagiba
O secretário da Segurança do Rio, Marcelo Itagiba
No último dia 5, durante audiência pública com o secretário da Segurança Pública do Estado, Marcelo Itagiba, o deputado afirmou acreditar que mudanças nos comandos dos batalhões da Polícia Militar da Baixada Fluminense tenham motivado as mortes.

A chacina ocorreu nos municípios de Nova Iguaçu e Queimados. No total, 29 pessoas morreram.

Segundo Ramos, conflitos surgiram quando o coronel João Carlos Rodrigues Ferreira, inspetor-geral da PM, mudou cargos de comando em batalhões daqueles municípios. Inicialmente, eles haviam sido definidos pelo também coronel D'Ambrósio Francisco, pouco antes de deixar o cargo de comandante de Policiamento da Baixada Fluminense.

Nos dois casos, ainda segundo Ramos, as mudanças foram realizadas com a intenção de obter apoio às candidaturas políticas que os dois coronéis pretendem lançar em 2006. O deputado disse ter obtido a informação em conversas com PMs que atuam na região.

Inquéritos

No total, 11 PMs estão presos temporariamente sob acusação de envolvimento no crime.

O inquérito da Polícia Federal sobre o caso foi concluído no dia 18 de abril --11 dias antes do prazo previsto em lei. Nele, nove PMs são indiciados por homicídio doloso, co-autoria, tentativa de homicídio e formação de quadrilha.

Outro inquérito, conduzido pela Polícia Civil, ainda não foi concluído.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre chacinas
  • Leia o que já foi publicado sobre grupos de extermínio
  • Leia mais sobre as chacinas ocorridas na Baixada Fluminense
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página