Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2005 - 23h09

Juíza decreta prisão preventiva de PMs suspeitos por chacina no Rio

Publicidade

da Folha Online

A juíza Elizabeth Machado, da 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, decretou nesta quinta-feira a prisão preventiva dos 11 PMs acusados de envolvimento na chacina ocorrida em 31 de março nos municípios de Queimados e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Todos foram denunciados pelo promotor Marcelo Neves por homicídio duplamente qualificado, tentativa de homicídio e formação de quadrilha. A autoria dos crimes foi considerada coletiva.

A medida é adotada no mesmo dia em que a Polícia Civil concluiu seu inquérito sobre o caso. Para Neves, "não importa qual foi a participação de cada um deles nas mortes, mas sim a comprovação, testemunhal e técnica, de que todos, direta ou indiretamente, participaram da chacina".

Inquérito paralelo, conduzido pela Polícia Federal, foi concluído no dia 18 de abril. Nele, nove PMs são indiciados por homicídio doloso, co-autoria, tentativa de homicídio e formação de quadrilha.

Nenhuma das investigações aponta explicitamente a motivação do crime. "A apuração [da Polícia Civil] revelou que o crime foi uma demonstração de força de maus policiais que agiam na região cometendo extermínios cujos casos também estão sendo investigados pela polícia em outros inquéritos", disse o promotor.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre chacinas
  • Leia o que já foi publicado sobre grupos de extermínio
  • Leia mais sobre as chacinas ocorridas na Baixada Fluminense
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página