Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2005 - 08h52

Alerj ouve coronel da PM sobre chacina na Baixada Fluminense

Publicidade

da Folha Online

A Comissão de Direitos Humanos da Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) irá ouvir nesta terça-feira, às 10h, o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (Duque de Caxias), o coronel Paulo César Ferreira Lopes. O encontro faz parte das investigações sobre a chacina na Baixada Fluminense, no dia 31 de março.

A chacina ocorreu nos municípios de Nova Iguaçu e de Queimados. No total, 29 pessoas foram assassinadas.

Ferreira Lopes irá se encontrar, no Palácio Tiradentes, com o presidente da comissão, o deputado Geraldo Moreira (PSB). No início das investigações, a motivação da chacina foi atribuída ao regime disciplinar rígido imposto pelo coronel na área do batalhão.

Na quarta-feira (25), a comissão irá ouvir o titular da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, Rômulo Vieira Alves. Ele deverá fazer um relato sobre as investigações para identificar os mandantes da chacina.

Inquéritos

No último dia 19, a juíza Elizabeth Machado, da 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, decretou a prisão preventiva dos 11 PMs acusados de envolvimento nos crimes.

Todos foram denunciados pelo promotor Marcelo Neves por homicídio duplamente qualificado, tentativa de homicídio e formação de quadrilha. A autoria dos crimes foi considerada coletiva.

Inquérito paralelo, conduzido pela Polícia Federal, foi concluído no dia 18 de abril. Nele, nove PMs são indiciados por homicídio doloso, co-autoria, tentativa de homicídio e formação de quadrilha.

Leia mais
  • Traficante Elias Maluco chega ao tribunal para ser julgado
  • Elias Maluco tem condenações por tráfico de drogas
  • Começa no Rio julgamento de acusados de matar Tim Lopes

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre chacinas
  • Leia mais sobre as chacinas ocorridas na Baixada Fluminense
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página