Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2005 - 00h03

Operação do Exército apreende dez toneladas de drogas em fronteiras

Publicidade

da Agência Folha, em Campo Grande

A operação Jauru 2, comandada pelo Exército Brasileiro desde sábado nas fronteiras com o Paraguai e Bolívia, resultou na apreensão de dez toneladas de drogas --9.887 kg de maconha e 119 kg de cocaína--, segundo balanço divulgado na segunda-feira.

Cerca de 4.000 homens do Exército, Aeronáutica, Marinha, Ibama, polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal participam da operação, que se estende de Guaíra (PR) a Comodoro (MT). São cerca de 2.300 km de fronteira no Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Em três dias, foram vistoriados 2.069 carros. Além da maconha e cocaína, ocorreram apreensões de 4.397 esferas de haxixe, de dois carregamentos de madeira em Mundo Novo (MS) --que seriam levados ao Paraná sem nota fiscal.

O Exército montou 55 Parifrons (Postos de Apoio à Repressão de Ilícitos na Fronteira). Há patrulhas em estradas vicinais e nos rios, além de sobrevôo com helicópteros da Aeronáutica.

Segundo a assessoria do CMO (Comando Militar do Oeste), a operação recebeu o nome em homenagem ao Marco do Jauru, em Cáceres (MT), que simboliza o Tratado de Madri, de 13 de janeiro de 1750, assinado entre os portugueses e espanhóis para definição de limites de fronteiras.

O Exército também usa a operação para treinamento de tropas e assistência a população das cidades na fronteira.

Leia mais
  • Júri condena médico acusado de causar cinco mortes durante racha
  • Polícia recaptura cinco dos 15 internos que fugiram da Febem
  • Secretário da Segurança de SP é acusado de abuso de poder

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre apreensões de drogas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página