Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2005 - 10h57

Mais um acusado pela morte de Tim Lopes vai a júri

Publicidade

da Folha Online

O julgamento de mais um acusado de envolvimento no assassinato do jornalista Tim Lopes está marcado para começar às 13h desta terça-feira, no 1º Tribunal do Júri do Rio.

No final de maio, o traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, foi condenado a 28 anos e seis meses de prisão em regime de reclusão pelo crime.

Reprodução
Jornalista Tim Lopes, morto<br> em junho de 2002
Jornalista Tim Lopes, morto
em junho de 2002
Desta vez, será julgado Cláudio Orlando do Nascimento, 36, o Ratinho. A defesa havia entrado com um habeas corpus na semana passada, requerendo a suspensão do júri, mas o pedido foi indeferido pela desembargadora Maria Raimunda Azevedo, da 8ª Câmara Criminal.

Segundo o TJ (Tribunal de Justiça), Ratinho, que usava também os nomes Renato de Souza Paula e Clóvis Orlando do Nascimento, já foi condenado a oito anos e um mês de reclusão, além de 10 meses de detenção por resistência e lesões corporais, pela 39ª Vara Criminal da Capital. Também tem antecedentes criminais por tentativa de roubo, receptação e contrabando ou descaminho.

Outros cinco acusados de cumplicidade na morte do jornalista deveriam ser julgados hoje. Porém, o júri foi desmembrado por causa da greve dos defensores públicos. De acordo com o TJ, a nova data ainda não foi marcada.

Tim Lopes

Tim Lopes desapareceu em 2 de junho de 2002, na Vila Cruzeiro, favela que faz parte do complexo do Alemão depois de ser reconhecido e capturado por traficantes ligados a Elias Maluco, quando fazia reportagem sobre um baile funk onde haveria consumo de drogas e sexo explícito.

Após ser apanhado por traficantes, Lopes foi levado para o morro da Grota, também no complexo do Alemão, onde teria sido esquartejado e queimado em pneus --método conhecido como "microondas" e usado para apagar vestígios da mortes.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o complexo do Alemão
  • Leia o que já foi publicado sobre a morte de Tim Lopes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página