Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2005 - 08h21

Familiares de vítimas de chacina no Rio fazem reivindicações

Publicidade

da Folha Online

Familiares das vítimas da chacina ocorrida no dia 31 de março na Baixada Fluminense e representantes de ONGs devem se reunir na tarde desta quinta-feira de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Queimados para apresentar reivindicações às autoridades.

Entre os pedidos estão a concessão de pensões às famílias e a expulsão dos responsáveis pelo crime dos quadros da Polícia Militar. Onze PMs são acusados.

A chacina, ocorrida em Queimados e em Nova Iguaçu, deixou 29 pessoas mortas. A iniciativa da audiência pública partiu da ONG Instituto Herdeiros de Zumbi.

Chacina

As polícias Civil e Federal conduziram inquéritos paralelos para investigar o caso. Nenhum, porém, revelou os motivos da chacina.

No início do mês, os PMs acusados prestaram o primeiro depoimento à Justiça. Todos foram denunciados pelo promotor Marcelo Neves por homicídio duplamente qualificado, tentativa de homicídio e formação de quadrilha.

No último dia 17, a juíza da 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, Elizabeth Machado, ouviu testemunhas da chacina. Uma delas disse que ouviu um dos PMs acusados ter dito que se envolveu na matança e que o massacre seria uma resposta ao rigor imposto por comandantes de batalhões da região.

A pedido, a testemunha não quis ter a identidade revelada e usou uma máscara, assim como as outras sete que prestaram depoimento.

Elas disseram, ainda, ter visto alguns dos PMs em locais dos crimes retirando cápsulas para dificultar a obtenção de provas.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre chacinas
  • Leia o que já foi publicado sobre grupos de extermínio
  • Leia a cobertura completa sobre a chacina na Baixada Fluminense
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página