Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2005 - 23h52

Número de casos de dengue faz Roraima decretar calamidade pública

Publicidade

JOSÉ EDUARDO RONDON
da Agência Folha

O governador de Roraima, Ottomar Pinto (PTB), decretou estado de calamidade pública no sistema de saúde do Estado. Com a determinação do Executivo, o governo está dispensado de fazer licitação para a compra de equipamentos e medicamentos para as unidades hospitalares do Estado.

Entre os fatores que levaram à implantação da medida está o número excessivo de casos suspeitos de dengue na população, informou o governo de Roraima.

De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Eugênia Glaucy, cerca de 50% dos atendimentos realizados no pronto-socorro do Hospital Geral de Roraima são em razão de suspeita da doença. Ainda conforme seu relato, no final de semana, uma chuva alagou parte do hospital, que responde por todo o atendimento da rede de saúde do Estado.

A Secretaria da Saúde do Estado informou que houve no período de janeiro até esta segunda-feira em Roraima 2.262 notificações de casos suspeitos de dengue.

Além da epidemia da doença, o governador argumentou em seu decreto que a medida ocorre em razão de uma "depreciação no sistema de saúde de Roraima, provocada pela gestão governamental anterior, que deixou de adotar medidas para a manutenção de sua operacionalidade".

A Prefeitura de Boa Vista, capital do Estado, administrada por Teresa Jucá (PPS), discorda da medida do governo do Estado. A Secretaria da Saúde do município, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que não há números oficiais que comprovem uma epidemia de dengue no Estado.

Conforme dados do órgão, na capital, desde janeiro, foram notificados 1.800 casos suspeitos de dengue. Desses, 439 foram confirmados positivos em exames.

A Secretaria Municipal da Saúde informa ainda que no primeiro semestre dos anos de 2003 e 2002, 1.460 e 2.422 notificações, respectivamente, foram registradas. Já no mesmo período de 2004, houve 433 notificações de suspeita da doença. Ainda de acordo com o órgão municipal, apenas no mês de agosto de 2003, 1.831 notificações da doença foram registradas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a dengue
  • Leia o que já foi publicado sobre o Estado de Roraima
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página