Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2005 - 01h30

Sul pode ter frio mais intenso dos últimos anos no próximo fim de semana

Publicidade

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo (RS) fez um alerta a respeito da queda de temperatura que deverá se verificar entre sexta-feira e sábado próximos, na região Sul com reflexos em São Paulo.

"A próxima semana deve apresentar temperaturas negativas na maior parte do Estado [Rio Grande do Sul], sensação térmica negativa em todas as regiões, geada forte a intensa generalizada, possibilidade de neve na serra, risco de congelamento nos aparados da serra e mar extremamente agitado na costa."

A onda de frio, segundo a rede, pode ser uma das mais intensas dos últimos anos. A massa de ar polar que ingressará no Estado será mais intensa que a da semana passada, quando houve geada, neve fraca e temperaturas negativas.

O ar gelado esperado a partir do domingo será continental (massa mais seca) e estará sendo impulsionado ainda por um ciclone extratropical no Oceano Atlântico.

Conforme o meteorologista Eugenio Hackbart, coordenador da Climatologia Urbana, se as projeções de temperatura indicadas atualmente pelos modelos se confirmarem, a onda de frio da próxima semana será uma das três mais fortes no sul do Brasil nos últimos anos, comparando-se em intensidade aos eventos de setembro de 2002, julho de 2003 e junho de 2004.

O vento vai soprar de moderado a forte com rajadas de 60 a 80 km/h, levando sensação térmica extremamente baixa na maior parte do Rio Grande do Sul.

Em nota, o 8º Distrito de Meteorologia confirmou a entrada de uma frente fria antes da chegada da massa de ar polar. "As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva e trovoadas com ventos fortes entre a divisa do Uruguai e Rio Grande do Sul no final do dia 15 de julho de 2005 (sexta-feira), devido à chegada de uma frente fria. Entre a 0h do dia 16 de julho de 2005 e as 24h do dia 17 de julho de 2005, o sistema avança e atinge os demais Estados da região Sul, provocando chuvas fortes."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre temperaturas baixas
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página