Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2005 - 12h38

Presa na PF, dona da Daslu depõe sob suspeita de crimes fiscais

Publicidade

da Folha Online

A empresária Eliana Tranchesi, proprietária da Daslu, foi presa na manhã desta quarta-feira em sua casa, no Morumbi (zona sul de São Paulo), sob acusação de envolvimento em um esquema de sonegação fiscal. Celso de Lima, dono de empresa de importação relacionada à Daslu, também foi preso. As informações são da Polícia Federal.

Em um carro da polícia, Tranchesi foi levada até a sede da superintendência do órgão, na Lapa (zona oeste de São Paulo), onde presta depoimento neste momento.

18.dez.2003/Folha Imagem
Eliana Tranchesi, dona da Daslu
Eliana Tranchesi, dona da Daslu
A prisão da empresária é desdobramento de uma operação de combate às supostas irregularidades iniciada nesta quarta-feira por agentes da Polícia Federal, fiscais da Receita Federal e membros do Ministério Público. Operação semelhante está ocorrendo em estabelecimentos de mais três Estados.

A Daslu, localizada na Vila Olímpia (zona sul de São Paulo), foi revistada, mas funciona normalmente, desde as 10h.

Outro lado

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Daslu afirmou que "está colaborando com a operação, no sentido de fornecer todas as informações que forem solicitadas". A assessoria, no entanto, não se manifestou sobre a prisão da proprietária.

O suposto esquema

Segundo a PF, as mercadorias estrangeiras compradas pela Daslu seriam subfaturadas por empresas importadoras, que depois substituiriam as faturas comerciais verdadeiras por outras, com preços inferiores. Estas pessoas jurídicas, suspeita o Ministério Público, teriam sido constituídas apenas para camuflar a irregularidade.

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Fachada da loja da Daslu, na zona sul de SP
Fachada da loja da Daslu, na zona sul de SP
Desta forma, reduzia-se a incidência do Imposto de Importação e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o produto era revendido à Daslu por preço inferior ao da real transação comercial. Com isso a Daslu teria lucros exorbitantes (extra-oficialmente fala-se em US$ 10 milhões nos últimos 12 meses).

O dono da Multimport, uma das empresas investigadas, Celso de Lima, também foi preso. De acordo com a PF, a ligação entre a Daslu e a empresa "fica ainda mais evidente quando se verifica o balanço contábil da importadora, apresentando constantes prejuízos".

Operação

Ao todo, a força-tarefa, chamada pela PF de "Operação Narciso", envolve 240 policiais federais e 80 auditores fiscais.

F.Donasci/Folha Imagem
Policiais apreendem caixas de documentos em importadoras
Policiais apreendem caixas de documentos em importadoras
Outros dois mandados de prisão temporária e 33 mandados de busca e apreensão devem ser cumpridos nos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Paraná. Em São Paulo, os documentos foram emitidos pela 2ª Vara Federal da Justiça Federal de Guarulhos (Grande São Paulo).

Os envolvidos são acusados dos crimes de formação de quadrilha, falsidade material e ideológica, além de crimes contra a ordem tributária e a possível sonegação fiscal sobre o lucro da empresa Daslu.

As investigações, ainda segundo a PF, começaram em 2004, quando foram apreendidas mercadorias com notas fiscais subfaturadas e notas fiscais com os valores verdadeiros em aeroportos de São Paulo e Curitiba (PR).

Megaloja

As buscas promovidas na loja da Daslu incluíram a revista de todos os veículos que chegavam ao setor de carga e descarga do estabelecimento. Em seus quatro andares, que ocupam cerca de 17 mil metros quadrados, são vendidos de cosméticos até lanchas.



Butique que hoje reúne as mais caras grifes e os brasileiros mais endinheirados, a Daslu iniciou suas atividades em 1958 com uma loja simples que funcionava na própria casa de uma de suas fundadoras, Lucia Piva Albuquerque.

A butique, no entanto, só se transformou em referência de moda no Brasil nos anos 80. Em 1984, com a morte de Lucia Piva Albuquerque, sua filha, Eliana Tranchesi, assume os negócios ao lado de Lourdes Aranha.

Leia mais
  • Megaoperação fiscaliza e ameaça operações da Daslu
  • Jornal americano diz que Daslu mostra desigualdade do Brasil
  • Saiba quem é Eliana Tranchesi, dona da Daslu
  • Daslu passou de loja caseira a templo dos endinheirados

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Daslu
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página