Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2005 - 20h53

Florianópolis e Porto Alegre registram madrugada mais fria do ano

Publicidade

THIAGO REIS
LÉO GERCHMANN
da Agência Folha

A massa de ar polar que atua no Sul do país provocou nesta quarta-feira a madrugada mais fria do ano em Florianópolis, no litoral catarinense e na região metropolitana de Porto Alegre.

A capital catarinense amanheceu com 4ºC. Angelina, na Grande Florianópolis, registrou 1,8ºC negativos. No litoral, chegou, inclusive, a gear. Apesar da baixa temperatura em Videira (3,4ºC negativos), a mínima de terça-feira se manteve, quando São Joaquim teve 4,2ºC negativos.

No Rio Grande do Sul, houve novo recorde: 4ºC negativos, em São José dos Ausentes (256 km de Porto Alegre), segundo a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo.

Na região metropolitana de Porto Alegre, a mínima atingiu 0,3ºC negativo. Além de ter sido o dia mais frio do ano, foi a quinta menor temperatura dos últimos cinco anos.

Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia), entre quinta e sexta-feira, choverá devido a áreas de instabilidade e o deslocamento de uma frente fria.

Há risco de descargas elétricas, especialmente na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, onde haverá precipitações fortes e granizo. Além disso, por conta de um ciclone, haverá ventos de entre 60 e 80 km/h, em cidades como Chuí.

A partir de sábado uma nova onda de frio chega nos dois Estados, abaixando as temperaturas mais uma vez, com possibilidade de neve nas áreas mais altas.

O coordenador da rede de climatologia do Rio Grande do Sul, Eugênio Hackbart, alerta para a possibilidade de o atual inverno ser mais frio do que se imaginava.

No mar, as rajadas de até 70 km/h mantêm ondas com 4 metros de altura. O Ciram faz o alerta para pequenas e médias embarcações, já que há problemas para navegação e pesca.

Especial
  • Escolha um destino para viajar no site de turismo da Folha Online
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página