Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2005 - 22h44

Polícia prende dono de danceteria suspeito de usar eletrochoque no CE

Publicidade

KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza

O empresário português Vítor Luís Amorim Pereira, 45, dono de uma danceteria na praia de Canoa Quebrada, uma das mais freqüentadas no Ceará, foi preso no domingo acusado de tortura. Segundo clientes da casa, ele usava uma máquina de eletrochoque contra pessoas que o desagradassem.

A máquina de choque foi apreendida pela polícia no escritório do empresário. Também foi encontrado um revólver, sem registro. Além dos choques, clientes também acusam Pereira de mandar que os seguranças da danceteria imobilizassem e espancassem qualquer pessoa que considerasse desordeira.

Pereira negou as acusações. Ele afirmou que deixava a máquina de eletrochoques no bolso apenas para "intimidar", mas que não a usava de fato. No momento da prisão, ele tentou reagir e não entregou o passaporte, que alegou ter perdido.

A danceteria, "No Name", foi fechada por não ter alvará de funcionamento da Prefeitura de Aracati (a 140 km de Fortaleza), onde fica Canoa Quebrada. A casa é considerada uma das mais luxuosas da praia e fica na avenida principal, conhecida como Broadway. Pereira estava no Ceará havia um ano.

A prisão dele aconteceu depois de instaurados dois inquéritos com denúncias de agressão e tortura na danceteria. O primeiro teve como denunciante um turista paulista, que afirma ter sido agredido há duas semanas.

O segundo foi motivado pela agressão contra o jornalista Túlio Muniz, de Fortaleza, que disse ter sido espancado e sofrido choques apenas porque sua namorada tentou entrar na danceteria com um copo descartável de bebida. Um laudo do IML (Instituto Médico Legal) atesta que Muniz sofreu "lesão dolosa provocada por objeto contundente".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre casos de tortura
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página