Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2005 - 22h27

Visita amarra preso ao seu corpo para tentar fugir no interior de SP

Publicidade

JOSÉ EDUARDO RONDON
da Agência Folha

Uma jovem de 19 anos foi detida por agentes de segurança da Penitenciária de Assis (427 km a oeste de São Paulo) quando tentava deixar o presídio com um detento amarrado em seu próprio corpo durante uma visita aos presos da instituição, no domingo.

A adolescente foi autuada por tentativa de promoção ou facilitação de fuga, informou a Polícia Civil da cidade.

De acordo com o o delegado Lídio Leite, do 3º Distrito Policial de Jales, a jovem, com cerca de 1,86m de altura e considerada "obesa", chegou ao presídio e passou por uma revista para visitar o preso Marcos Roberto Ciconi, 32, que cumpre pena por homicídio, furto, roubo e porte de armas.

Ao tentar sair da instituição, após o término do horário de visitas, dois agentes de segurança notaram que a mulher, que estava vestida com um blusão longo e uma calça de malha, andava com certa dificuldade.

Os agentes interceptaram Santos no portão da unidade. Sob as roupas da jovem, amarrado com um lençol ao seu corpo, os agentes encontraram o preso, de cabeça para baixo. O detento que tentou a fuga mede 1,60m e é "bem magro", segundo o delegado que investiga o caso.

Inusitada

O diretor da Penitenciária de Assis, Maurício de Freitas, classificou a tentativa de fuga como "inusitada". "Tenho 37 anos de serviço na área de administração penitenciária, já vi muita criatividade para tentativas de fuga, mas como essa, nunca. Foi muito inusitada."

Freitas relatou que, ao tentar sair do presídio e ser abordada pelos dois agentes penitenciários, a jovem não deixou que a revistassem, exigindo a presença de agentes do sexo feminino.

"Enquanto aguardavam a chegada das agentes, o próprio preso que estava amarrado começou a falar que a casa caiu e pediu para o tirarem de lá, para espanto dos agentes."

Com capacidade para abrigar cerca de 700 detentos, o presídio contava com cerca de 1.100 presos ontem.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tentativas de fuga
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página