Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2005 - 22h44

Prédio que desabou parcialmente em SC seguiu normas de construção

Publicidade

da Agência Folha

A Secretaria Municipal de Obras de Içara (230 km de Florianópolis) afirmou nesta quarta-feira que o prédio de quatro andares localizado na rua São Donato, que desabou parcialmente, seguiu todas as normas para sua execução. Três pessoas morreram e outras dez ficaram feridas.

Equipes do Corpo de Bombeiros ainda buscam possíveis vítimas, sob os escombros. Não há previsão para o término das atividades.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Arnaldo Lodetti Júnior, o prédio possuía alvará e a certidão do Habite-se --documento que atesta que a construção cumpriu as exigências da prefeitura. O imóvel foi erguido em setembro de 1999 e, segundo Lodetti, não apresentou qualquer irregularidade. A vistoria técnica era realizada anualmente.

O secretário afirma que o construtor, de nome João da Silva, realizou diversos projetos na cidade. A prefeitura entrou em contato com a família, que disse que ele estava em viagem ao Mato Grosso do Sul. A reportagem não conseguiu localizá-lo.

Apesar de parte do município estar situada no litoral (são cerca de 20 km de praias), o secretário diz que o terreno do local onde está o edifício não é arenoso.

Desabamento

O prédio não desabou por completo. De forma inusitada, os três pavimentos superiores ficaram intactos após caírem sobre o primeiro e o térreo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente teve início após uma das pilastras da garagem, que ficava no subsolo, ter cedido.

Segundo o tenente-coronel Valter Cimolin, os funcionários dos Correios disseram que havia rachaduras no edifício e é provável que o temporal tenha provocado infiltrações na estrutura.

Ele diz, entretanto, que não está descartada falha na execução do projeto e que não acredita que só o ciclone extratropical que atingiu o Estado tenha provocado o acidente. "Foi certamente uma sucessão de fatores", diz.

Será realizada uma perícia, em conjunto com o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) de Santa Catarina, para apurar as causas do desabamento.

O município de Içara tem pouco mais de 50 mil habitantes e é conhecido como a "capital do mel" no país. Nas ruas, além das placas de sinalização com o brasão da apicultura, há telefones públicos em forma de abelha.

A cidade abriga ainda a empresa Minamel, considerada pioneira nas exportações do produto. Neste ano, assim como toda a região Sul, a cidade teve queda considerável na produção do mel, devido às fortes chuvas.

Leia mais
  • Bombeiros seguem buscando vítimas em escombros de prédio em SC
  • Bombeiros confirmam 3 mortos e 10 feridos em desabamento em SC
  • Santa Catarina deve sofrer com ciclone extratropical até amanhã

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre desabamentos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página