Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2005 - 18h45

Polícia intima Romário e Jorginho a prestar esclarecimentos sobre grampos

Publicidade

da Folha Online

O atacante do Vasco Romário foi intimado nesta terça-feira a prestar esclarecimentos à Polícia Civil sobre seu suposto envolvimento com Erismar Rodrigues Moreira, o Bem-Te-Vi, e Edmílson Ferreira dos Santos, o Sassá, apontados como chefes do tráfico de drogas na Rocinha (zona sul do Rio) e no complexo da Maré (zona norte do Rio), respectivamente.

ACFernandes/Folha Imagem
Policiais intimam Romário a depor durante treino do Vasco
Policiais intimam Romário a depor durante treino do Vasco
A intimação foi entregue por três policiais da 21ª DP (Bonsucesso) enquanto Romário treinava no Vasco-Barra. Ele só recebeu o papel ao chegar ao vestiário e saiu sem dar declarações. O jogador deverá ser ouvido na próxima segunda-feira.

O jogador da seleção brasileira de futebol de areia, Jorginho, também foi intimado hoje a depor acerca do caso, durante uma entrevista para a imprensa.

Em conversas gravadas com autorização judicial, um taxista teria citado Romário como um dos presentes em uma festa promovida na favela da Rocinha, em maio. Ele teria sido visto ao lado de Bem-Te-Vi e de algumas mulheres. O taxista teria ido ao local para entregar três fuzis a Bem-Te-Vi.

A reportagem não conseguiu entrar em contato com os jogadores, para comentar as intimações.

Futebol

Grampos já haviam revelado uma suposta proximidade do goleiro Júlio César, ex-Flamengo e hoje na Inter de Milão, com Bem-Te-Vi. A transcrição de dois diálogos foi publicada ontem pelo jornal "Extra".

Nas gravações, o traficante não reconhece a voz do goleiro, mas depois diz que estava com "saudade" e fala para Júlio César visitá-lo na favela. Em uma segunda conversa, o ex-goleiro do Flamengo conta ter presenciado um assalto na entrada da Rocinha e que queria avisá-lo disso, porque sabe que "a galera do morro não pode pegar nada de ninguém aqui embaixo". E diz que, se isso voltasse a acontecer, daria "um toque".

A Folha não conseguiu falar com Júlio César ontem. Em entrevista ao "Extra", porém, ele confirmou que a voz é dele e que conhece Bem-Te-Vi, mas negou ser seu amigo. Afirmou que falou com o traficante por insistência de "uma pessoa", que nas gravações usa o nome Marcelo.

Edinho

Em São Paulo, o ex-goleiro Edson Cholbi do Nascimento, 34, o Edinho, filho de Pelé, está preso desde o dia 6 de junho sob acusação de envolvimento com traficantes da Baixada Santista. Em depoimento à Polícia Civil, ele negou as acusações, mas admitiu ser usuário de maconha e disse precisar de tratamento médico.

Edinho foi preso durante uma operação do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) que também teve suas investigações baseadas em escutas telefônicas.

O Ministério Público ofereceu denúncia (acusação formal) contra ele e outras 11 pessoas pelos crimes de associação e tráfico de drogas, porte de objetos usados no preparo dos entorpecentes e porte ilegal de armas.

Entre os presos está ainda Ronaldo Duarte Barsotti de Freitas, o Naldinho, apontado como líder do tráfico de drogas na Baixada Santista. Ele é filho do ex-jogador do Santos Pitico, que foi contemporâneo de Pelé.

Na última sexta-feira (12), o ministro Hamilton Carvalhido, da 6ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça), negou o pedido de liminar movido em favor do ex-goleiro. O mérito ainda será julgado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tráfico de drogas
  • Leia o que já foi publicado sobre o goleiro Júlio César
  • Leia o que já foi publicado sobre Edinho
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página