Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2005 - 11h36

Ações educativas marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo em SP

Publicidade

da Folha Online

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta segunda-feira, entidades da sociedade civil e governamentais, sociedades de especialidades médicas e organizações não-governamentais de combate ao tabagismo promovem uma série de ações de educação em saúde e cidadania na praça do Patriarca, no centro da cidade de São Paulo.

Até as 14h, profissionais de saúde esclarecerão dúvidas e mostrarão os inúmeros problemas causados pelo tabaco. A relação do tabagismo passivo e exposição ocupacional, em especial entre trabalhadores de shoppings, bares e restaurantes, é um dos principais focos da iniciativa.

Cerca de 200 mil pessoas morrem anualmente no Brasil em conseqüência de doenças relacionadas ao consumo de tabaco, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Controle e prevenção

Durante as atividades, a população será incentivada a exigir que o país ratifique a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, tratado internacional que estabelece regras mais rígidas para o controle e a prevenção do tabagismo, segundo a Agência Brasil.

Voluntários de ONGs de prevenção e combate ao câncer também participarão, recolhendo apoios em abaixo-assinado que intima os senadores a aprovar a ratificação, que está parada há mais de um ano no Congresso Nacional.

Paraná

Em Curitiba, uma caminhada marca a data. O secretário da Saúde, Cláudio Xavier, disse que todas as regionais de saúde foram orientadas a se concentrarem durante todo o dia em atividades voltadas para a conscientização da população sobre o que é um fumante passivo.

De acordo com ele, é preciso fazer cumprir a lei 9294/96, que proíbe o uso do tabaco em recinto coletivo, privado ou público, pois a fumaça inalada em grande quantidade também provoca câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tabaco
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página