Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2005 - 11h45

Prefeitura avalia em R$ 4 mi prejuízos causados por tornado no RS

Publicidade

da Folha Online

O tornado que atingiu Muitos Capões (a 290 km de Porto Alegre, RS) na noite da última segunda-feira deixou prejuízos avaliados em R$ 4 milhões, segundo estimativas da prefeitura, que decretou situação de emergência.

O temporal causou estragos apenas a zona urbana. A chuva, o vento forte e o granizo danificaram ao menos 85 casas --21 delas ficaram destruídas-- e causaram ferimentos em 16 pessoas. Uma delas, uma mulher de 61 anos, permanece internada em estado grave.

A cidade, de 3.000 habitantes, ficou aproximadamente 24 horas sem energia elétrica. Segundo Luciano Borsoi, assessor-geral do Poder Executivo, o fornecimento já foi restabelecido.

Tornado

A definição de tornado foi confirmada pela Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, que analisou as imagens da destruição, do radar meteorológico do horário e relatos dos moradores de que o vento durou poucos minutos.

A falta de equipamentos meteorológicos na região impediu medir a velocidade alcançada pela ventania. Porém, para fins de classificação do fenômeno, adota-se a escala internacional de Fujita, que a partir dos danos observados proporciona a estimativa da velocidade do vento. Com isso, a Climatologia Urbana entendeu que Muitos Capões foi atingida por um tornado de categoria 2, com vento de 180 a 250 km/h.

Outros municípios

Chuva e fortes ventos também atingiram outros municípios do Rio Grande do Sul. Em todo o Estado, 18 cidades foram atingidas por ventos fortes entre a noite de anteontem e a madrugada de ontem.

No sul de Santa Catarina, dez cidades ficaram sem luz devido aos vendavais. Além disso, São Joaquim, Caçador, Videira e Joaçaba tiveram ocorrências de destelhamento, segundo a Defesa Civil.

Ciclone extratropical

A formação de um ciclone extratropical no litoral gaúcho intensificará ainda mais os ventos em boa parte do Estado e no leste de Santa Catarina entre quinta e sexta-feira. Os ventos poderão atingir 90 km/h.

De acordo com a Climatologia Urbana de São Leopoldo, ciclones extratropicais são comuns na região. O instituto afirma que o ciclone previsto, a julgar pelos últimos dados, tende a ser menos intenso que o da semana passada, que atingiu o sul gaúcho e o Uruguai e que trouxe rajadas de vento mais intensas.

Outros ciclones extratropicais são esperados na região até o final do ano, especialmente no final deste inverno e na primavera.

Leia mais
  • Aproximação de frente fria eleva umidade relativa do ar em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tornados
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  • Escolha um destino para viajar no site de turismo da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página