Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2005 - 04h12

São Paulo amplia área de coleta de lixo reciclável

Publicidade

JOSÉ CARLOS PEGORIM
da Folha de S.Paulo

A Prefeitura de São Paulo ampliará de 52 para 66 os distritos com coleta seletiva a partir de 17 de outubro. Das cerca de 204 mil toneladas mensais de lixo geradas na cidade, apenas 0,9% --cerca de 1.800 toneladas-- é recuperado e revendido como material reciclável para as indústrias.

Segundo a prefeitura, hoje os 72 caminhões que fazem a coleta seletiva transportam 20% da capacidade. Os materiais são levados para 14 centrais de triagem, onde 705 catadores organizados em cooperativas selecionam e revendem recicláveis para a indústria.

"Os caminhões são muito pouco eficientes", disse o secretário de Serviços, Andrea Matarazzo, também subprefeito da Sé, área onde se concentra o maior número de catadores avulsos e cooperativas fora das centrais municipais.

O programa de coleta seletiva foi implantado em setembro de 2003, pela gestão Marta Suplicy (PT), em 45 dos 96 distritos paulistanos. A meta era contemplar toda a cidade até o fim do ano passado, o que não ocorreu.

O projeto teve problemas também com o transporte do material. No começo deste ano, na gestão José Serra (PSDB), os contratos com as empresas que recolhiam o reciclável demoraram a ser renovados, e o lixo chegou a ser prensado sem separação.

O plano agora é que as centrais passem a trabalhar em três turnos. A renda média mensal passaria de R$ 400 para R$ 600 com o maior volume de material recebido. Hoje, só a central de São Mateus (zona leste) tem dois turnos.

Das atuais centrais de triagem, duas serão fundidas (Miguel Yunes, em Santo Amaro, e Granja Julieta) e duas deslocadas (Vila Leopoldina e Pinheiros) para uma área na Lapa, porque estão em áreas com solo contaminado.

A meta é também aumentar os postos de entrega voluntária de 34 para mil e retirar os contêineres da rua. Eles irão para supermercados e outros pontos comerciais ou para condomínios, já que, na rua, recebem qualquer tipo de lixo.

Se a proposta da prefeitura para os catadores ligados às centrais municipais está pronta, com os grupos de cooperativas independentes e com os catadores avulsos a conversa apenas engatinha.

Matarazzo disse que o modelo de gestão das centrais de triagem "está aberto" ao catador que queira participar, mas a negociação com as cooperativas que atuam no centro, que já têm uma rede de escritórios e empresas das quais retiram papéis e papelão, começou apenas no início do mês.

"O programa é viável, mas a grande massa [dos catadores] ainda não foi chamada para discutir", diz Carlos Antônio dos Reis, 37, o Carlão, do movimento nacional de catadores, um ex-camelô que mudou de ramo há seis anos. Ele é da Recicla Vida, cooperativa com 70 participantes instalada na baixada do Glicério que usa carrocinhas puxadas a mão.

Essas carrocinhas devem seguir rodando no centro. "Elas podem continuar no centro, não há o menor problema", diz Matarazzo.

A decisão é um recuo da prefeitura. No início do mês, ao anunciar uma pesquisa sobre carroceiros, o secretário do Trabalho, Gilmar Viana, trabalhava com a diretriz de barrar as carrocinhas no centro, inviabilizando a atuação das cooperativas independentes e dos carroceiros avulsos.

Ontem, Matarazzo conheceu pessoalmente o padre Júlio Lancellotti, um dos articuladores dos catadores. Pediu para não ser chamado de "higienista". O padre solicitou "transparência".

Eles trocaram farpas por causa da instalação, pela prefeitura, de uma rampa inclinada, com superfície áspera, na ligação entre as avenidas Paulista e Dr. Arnaldo. Segundo o padre, o objetivo da medida é evitar que moradores de rua fiquem no local. A prefeitura diz que visa acabar com o abrigo para ladrões.

Veja a lista dos 66 distritos que passarão a ter coleta seletiva a partir de outubro:

- Água Rasa
- Alto de Pinheiros
- Aricanduva
- Barra Funda
- Bela Vista
- Belém
- Bom Retiro
- Brás
- Butantã
- Cambuci
- Campo Belo
- Campo Grande
- Carrão
- Casa Verde
- Cidade Ademar
- Cidade Dutra
- Cidade Líder
- Consolação
- Cursino
- Freguesia do Ó
- Ipiranga
- Itaim Bibi
- Itaim Paulista
- Itaquera
- Jabaquara
- Jaçanã
- Jaguará
- Jaguaré
- Jardim Paulista
- Jardim São Luís
- Lapa
- Liberdade
- Limão
- Mandaqui
- Moema
- Mooca
- Morumbi
- Pari
- Parque do Carmo
- Penha
- Perdizes
- Pinheiros
- Pirituba
- República
- Sacomã
- Santa Cecília
- Santana
- Santo Amaro
- São Domingos
- São Lucas
- Sapopemba
- Saúde
- Sé
- Socorro
- Tatuapé
- Tucuruvi
- Vila Andrade
- Vila Curuçá
- Vila Formosa
- Vila Guilherme
- Vila Leopoldina
- Vila Maria
- Vila Mariana
- Vila Matilde
- Vila Medeiros
- Vila Prudente

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre reciclagem
  • Leia o que já foi publicado sobre coleta de lixo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página