Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2005 - 22h41

Focos de incêndio voltam a atingir a Chapada Diamantina

Publicidade

ADRIANA CHAVES
da Agência Folha

Um novo foco de incêndio e outros três já considerados extintos atingiram a área do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, durante a tarde desta quarta-feira. Os pontos foram identificados durante um sobrevôo dos técnicos do Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do Corpo de Bombeiros.

O Ibama estima que mais de 10 mil hectares --de um total de 152 mil ha-- do Parque Nacional já tenham sido devastados pelo fogo que atinge a região desde o início de outubro. Desde então, o instituto já identificou pelo menos 38 focos.

O 11º Grupamento de Bombeiros Militares, baseado no município de Lençóis (BA), calcula que 13 mil ha tenham sido prejudicados, mas essa análise inclui áreas vizinhas ao Parque Nacional. O número de focos estaria em torno de 40.

Segundo o analista ambiental do Ibama Pablo Lacaze de Camargo Cacella, os focos próximos ao município de Ibicoara e do rio Mucugê, em Andorinha, voltaram à ativa após as 14h. Um terceiro foco perto de Lençóis, que não estava sendo considerado nas estatísticas devido à baixa intensidade, também retornou à tarde.

Além desses três, que já estavam sendo controlados, um quarto foco surgiu no povoado do Baixão, uma das seis comunidades existentes dentro do Parque Nacional, também localizado em Ibicoara. Esse era o único que ainda não foi dominado e precisa do reforço dos bombeiros de Salvador para ajudar no combate.

O fogo queimou as nascentes de dois afluentes do rio Paraguassu --rios Negro de Palmeira e Negro de Mucugê--, além de prejudicar espécies endêmicas da fauna --répteis, cobras e lagartos que vivem em campos rupestres do parque-- e flora --orquídeas e sempre-vivas.

Previsão

Não há previsão de chuva nos próximos dias especificamente para a região do Parque Nacional, que é uma unidade de conservação dentro da chapada, criado em 1985.

Há apenas possibilidade de pancadas em alguns dos seis municípios abrangidos pelo parque. Tem garoado na região durante a noite, mas as temperaturas têm se mantido em torno de 38ºC durante o dia, segundo o Ibama.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre incêndios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página