Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2005 - 21h49

Ministério confirma quinta vítima da febre maculosa no Rio

Publicidade

da Folha Online

O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira que um menino de 8 anos, que está internado em Petrópolis (RJ), é a quinta vítima da febre maculosa no Estado. Mais cedo, havia sido confirmada também a contaminação de um professor aposentado de 62 anos, internado desde o dia 25 de outubro.

Exames já haviam confirmado que a doença matou o superintendente da Vigilância Sanitária do município do Rio, Fernando Villas-Boas Filho, e o jornalista Roberto Moura. A outra vítima é uma turista baiana, que já está curada.

Existe ainda uma sexta suspeita. É uma economista de 38 anos que está internada em uma clínica do Rio. Ela deve receber alta quarta-feira (9).

Todos teriam contraído a doença no mês passado, ao se hospedar em um hotel de Itaipava, distrito de Petrópolis (RJ). Outras oito pessoas que estiveram no local foram submetidas a exames.

Febre maculosa

A febre maculosa, causada pela bactéria Rickettisia rickettsii e transmitida pelo carrapato-estrela ou pelo carrapato-de-cavalo, geralmente provoca febre alta, dor de cabeça e manchas na pele.

Os primeiros sintomas levam, em média, de sete a dez dias para se manifestar. Segundo informações da Fiocruz, depois que eles aparecem, o tratamento deve ser iniciado dentro de no máximo uma semana.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Prefeitura organiza força-tarefa contra carrapatos na zona sul de SP
  • Fiocruz confirma quarto caso de febre maculosa no Rio
  • Mãe de suposta vítima de febre maculosa é internada em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre febre maculosa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página