Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2005 - 23h44

Prefeitos estudam aumentar segurança na Pedra do Baú

Publicidade

FÁBIO AMATO
da Agência Folha, em São José dos Campos

As prefeituras de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, no Vale do Paraíba, defenderam nesta terça-feira a adoção de mecanismos para aumentar a segurança na região da Pedra do Baú. O primeiro município defende a instalação de uma rede de câmeras de monitoramento na área. O segundo, a contratação de uma guarda particular permanente no local.

Situada na divisa entre a duas cidades, mas pertencente a São Bento do Sapucaí, o complexo de rochas e paredões é um dos pontos mais visitados da Serra da Mantiqueira, principal ponto turístico do inverno paulista.

Na última sexta-feira, foi palco de um crime que chocou a região: três casais de turistas foram assaltados por dois homens que, em seguida, obrigaram duas das mulheres a masturbá-los. Os criminosos só não teriam cometido o estupro por que as vítimas estavam menstruadas. A terceira foi poupada por estar grávida. A polícia ainda não tinha pistas da dupla.

Propostas

Ainda esta semana, os prefeitos das duas cidades devem se reunir para discutir as propostas para a Pedra do Baú. O prefeito de São Bento do Sapucaí, Osmar Merise (PFL), defende a contratação de uma guarda particular para fazer a segurança dos turistas que visitam o local.

"A Pedra do Baú fica distante das duas cidades e, além disso, os efetivos da Polícia Militar foram reduzidos. Tudo isso dificulta o policiamento da área. O ideal, então, seria contratarmos uma guarda preventiva, que trabalhe de maneira permanente naquela região. E os custos dessa contratação seriam divididos entre os dois municípios."

Merise aponta que o investimento se justifica porque o local é um dos mais procurados pelos turistas que visitam a cidade. "Seria trágico para o município se a violência afastasse os turistas da Pedra do Baú. Apenas em julho do ano passado, 15 mil pessoas estiveram lá. Trata-se de um símbolo de São Bento do Sapucaí."

O prefeito de Campos do Jordão, João Paulo Ismael (PMDB), acha válida a proposta do colega. Mas acredita que o melhor para a segurança na região da Pedra do Baú será a instalação de câmeras de monitoramento. A maioria dos turistas que visitam o local está hospedada em Campos.

"Um sistema de câmeras é mais barato e traria uma segurança maior, porque seria monitorado pela própria Polícia Militar", diz.

Ismael informou ainda que pretende instalar uma barreira na estrada que dá acesso à Pedra do Baú e que liga Campos a cidades de Minas Gerais como Itajubá e Brasópolis. Segundo ele, será colocada uma base da guarda municipal, com uma cancela e câmera de vídeo. "Vamos registrar as placas de todos os carros que passarem por lá."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre assaltos em Campos do Jordão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página