Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2005 - 14h46

Prefeitura quer que incêndios em favelas de SP sejam investigados

Publicidade

da Folha Online
da Folha de S.Paulo

Uma portaria publicada no "Diário Oficial" do município desta sexta-feira determina investigação de todos os incêndios ocorridos em moradias irregulares de São Paulo. De acordo com a prefeitura, foram registrados três incêndios em duas semanas.

Com a decisão, além de instaurar processo administrativo, as subprefeituras deverão apresentar o fato à polícia e acompanhar o desenvolvimento do inquérito até a sua conclusão, afirma a administração municipal.
Tuca Vieira/Folha Imagem
Incêndio atinge favela da zona norte de São Paulo
Incêndio atinge favela da zona norte de São Paulo


Na quinta-feira (15), o secretário das Subprefeituras, Walter Feldman, disse que o incêndio que destruiu cerca de 70 barracos da favela Parque Novo Mundo (zona norte) pode ter sido criminoso. Cerca de 500 pessoas de 208 famílias foram desalojadas.

Ao falar sobre o caso em entrevista ao "SPTV", da TV Globo, Feldman disse que havia "suspeitas fortíssimas" de crime. O motivo, disse, seria "pegar a verba dada pela subprefeitura para o deslocamento para outro local".

A prefeitura tem R$ 5.000 para cada família programada para deixar o local como parte de um programa de combate a enchentes. Feldman diz que, quem não foi beneficiado, pode ter usado o incêndio para tentar obter a verba.

Os moradores da favela se revoltaram com as suspeitas. "A comunidade inteira ficou muito chateada com o Feldman. Ele foi muito infeliz. O povo não tinha nenhum motivo para jogar fogo no barraco. Tem muita gente aqui que perdeu tudo", disse Cícero Pinheiro, líder comunitário.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre incêndios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página