Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2006 - 09h46

Spray promete beijo com "baixo risco"

Publicidade

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

Um spray que promete combater as doenças transmitidas durante beijos --como placas bacterianas, cáries e os microorganismos Streptococcus e Staphilococcus, que atacam a garganta-- deverá ser uma das novidades do Carnaval da Bahia neste ano.

Desenvolvido à base de própolis por um laboratório ligado à Uneb (Universidade do Estado da Bahia), o produto, batizado de Beije, será lançado oficialmente durante o Carnaval.

"Beijar muitas pessoas em grandes festas populares é uma rotina, mas poucas pessoas se preocupam com a saúde bucal", disse o engenheiro e pesquisador Luiz Fernando Pêgo, 60, que trabalha na Naturapi Produtos Naturais e Apícolas, empresa que vai distribuir o lançamento.

"A própolis induz a uma maior produção de anticorpos e ativa as células que combatem microorganismos", diz o biólogo José Maurício Sforcin, do Instituto de Biociências da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

"Talvez as chances de contaminar outra pessoa sejam menores. Mas essas chances nunca são zeradas. Além disso, os enxaguatórios bucais vendidos em farmácias também têm ação antibacteriana", diz Cláudia Cia Worschech, doutora em dentística pela Unicamp.

Colaborou FERNANDA BASSETTE, da Reportagem Local

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página