Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2006 - 22h04

Três municípios racionam água por causa de estiagem em RS

Publicidade

JOANA CUNHA
da Agência Folha

Três municípios do Rio Grande do Sul estão racionando água por conta da estiagem que atinge o Estado. Desde dezembro, Bagé, Candiota e Barra do Rio Azul têm o abastecimento cortado em períodos do dia devido à falta de chuva para encher os reservatórios.

Nove cidades decretaram situação de emergência, também por causa da seca. Candiota (384 km de Porto Alegre), em situação de emergência desde outubro, é a que está com o maior período de racionamento, durante 12 horas diárias.

Em Bagé (374 km de Porto Alegre), o racionamento acontece por cinco horas todas as noites, e em Barra do Rio Azul (409 km de Porto Alegre), os períodos de corte estão alternados.

Devido ao caráter emergencial, os hospitais não estão participando do racionamento.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul afirma que não há previsão para o fim do corte de abastecimento. Para isso acontecer, é preciso que os níveis dos reservatórios voltem ao normal, o que depende muito da ocorrência de chuvas.

Estão em situação de emergência os municípios de Marcelino Ramos, Barra do Rio Azul, Pareci Novo, Palmitinho, Viadutos, Carlos Gomes (todos no norte do Estado), Candiota, Pinheiro Machado e Santana da Boa Vista (municípios do sul).

Os números deste ano ainda estão longe da estiagem do ano passado. Em dezembro de 2004 e janeiro de 2005, 121 municípios decretaram situação de emergência.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre estiagem no RS
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página