Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2006 - 17h38

Começa montagem do bolo de 452 anos de São Paulo

Publicidade

da Folha Online

A montagem do tradicional bolo do Bexiga, comemorativo ao aniversário de 452 anos da cidade de São Paulo, começou nesta sexta-feira na Escola Senai Horácio Augusto da Silveira, na Barra Funda, zona oeste.

Este ano, ele terá 452 metros de extensão --tamanho correspondente ao número de anos que a cidade completa --, sabor coco e, como novidade, cobertura com confeitos coloridos.

Já considerado o maior bolo de aniversário do mundo --segundo o Guiness Book--, ele é consumido todos os anos em cerca de sete segundos por seis mil pessoas.

Mãos na massa

De acordo com os organizadores da confecção do bolo, caso as xícaras de farinha utilizadas (12.563) fossem empilhadas, a altura atingiria seis vezes a do Edifício Itália, que tem 44 andares e está situado no centro da cidade. Tanto que para processar todos os ingredientes, serão necessárias 48h de batimento da massa e 82h de cozimento.

Os organizadores também afirmam que cada etapa do processo de fabricação será acompanhada por testes laboratoriais químicos e microbiológicos, para garantir a qualidade do produto.

Após preparadas e assadas, as camadas e partes do bolo ainda ficarão armazenadas em ambientes climatizados, em condições de segurança e higiene alimentar, até a etapa da montagem, já na Festa do Bexiga.

Histórico

A primeira iniciativa de ofertar um bolo à cidade de São Paulo foi de Armando Puglisi, o Armandinho do Bexiga, um dos mais conhecidos e queridos personagens do tradicional bairro da região central. Armandinho dedicou-se até sua morte, em 1994, a proteger e valorizar as tradições da Bela Vista, que reúne duas das principais culturas de imigrantes de São Paulo: a italiana e a nordestina.

No princípio, o bolo era feito em várias cantinas e padarias do bairro. A partir de 2003, ele ganhou o apoio do Senai-SP, Dona Benta, Margarina Primor, Fiesp, Senai-SP e outros parceiros que se incorporaram à tradicional festa do Bexiga.

O sucessor de Armandinho e atual presidente da Sodepro (Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista) é Walter Taverna, o "seo" Walter. Ele é que vem comandando a festa nos últimos 11 anos.

O ataque

Em razão do imenso bolo ser consumido todos os anos em cerca de sete segundos, "seo" Walter chama a hora da distribuição de "ataque ao bolo".

O presidente da Sodepro garante: "É aí que está a graça e a festa, pois todo mundo quer participar e brincar, pegar um pedaço do aniversário de São Paulo".

Ele se diverte ao contar sobre o ano em que o padre chamado para abençoar o bolo levou a mão à fronte, para iniciar o sinal da cruz, quando... já era! O bolo havia desaparecido. "E viva o Bexiga!", completa "seo" Walter.

Festa dos 452 anos de São Paulo no Bexiga
Quando: 25 de janeiro, às 11h.
Onde: rua Rui Barbosa (entre a rua Conselheiro Carrão e a praça D. Orione), no Bexiga, região central.
Quanto: entrada gratuita

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre aniversário de São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página