Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2006 - 14h21

Centro de SP passa por reformas para ficar mais colorido

Publicidade

da Folha Online

Para comemorar o aniversário de São Paulo, lembrado na próxima quarta-feira (25), a Subprefeitura da Sé irá inaugurar nesta semana cinco projetos que têm o propósito de dar um novo colorido ao centro da cidade.

Entre as reformas, que estão sendo desenvolvidas em parceria com empresas e entidades, estão a restauração das palmeiras da praça Ramos, a reforma da praça Dom José Gaspar, novos canteiros na rua Rui Barbosa, novo jardim no Pateo do Collegio e a revitalização das fontes da avenida Nove de Julho e do Largo da Pólvora.

Outra novidade é a recuperação paisagística do Largo da Pólvora, na Liberdade. O projeto foi desenvolvido pela prefeitura e executado pela organização não-governamental japonesa Oisca-Brasil.

Além da poda das árvores e cuidados com a vegetação, a área, de estilo japonês, terá seus lagos internos cheios novamente. A inauguração será neste sábado (28), durante as festividades do Ano Novo Chinês.

As fontes da avenida Nove de Julho, que ficam nas laterais do túnel Daher Cutait, também foram revitalizadas, em parceria com a Racional Engenharia. A obra teve início em dezembro de 2005 e incluiu a instalação de novas bombas para ativação das cascatas de água, sistema elétrico e hidráulico, conserto das impermeabilizações, revitalização das pinturas e instalação luminotécnica.

Além da fonte, os dois canteiros da avenida ganharão novo projeto paisagístico, com fórmios amarelos, crinuns cor de rosa e moréias amarelas. A inauguração acontece às 20h da próxima quinta-feira (26).

Palmeiras centenárias

As palmeiras centenárias da praça Ramos de Azevedo vão receber tratamento fitossanitário para recuperação estética e estrutural. Atualmente, segundo a Subprefeitura da Sé, elas estão impregnadas de brocas, cupins e fungos e algumas apresentam risco de queda.

A manutenção da praça está sendo feita pela Companhia Brasileira de Alumínio, que acabou de renovar o termo de cooperação com a prefeitura, no qual assumiu o restauro das palmeiras.

A praça Dom José Gaspar vem sendo reformada desde meados de 2005 e agora a Maringá Turismo, responsável pela área até 2008, mostra à população o projeto que busca, principalmente, evitar a depredação dos canteiros.

Foram instaladas pequenas grades e plantas que inibem o uso das áreas por cachorros e evitam que se ande sobre a vegetação. Outro cuidado tomado foi o de fazer canteiros para impedir que carros estacionem sobre a praça.

Avenidas e ruas perfumadas

Para a rua Rui Barbosa, o projeto paisagístico será o mesmo implantado no trecho entre a avenida Conselheiro Carrão e a rua Manoel Dutra. Plantas como ipê amarelo, manacá-da-serra anão, amendoim ornamental, que são nativos do Brasil, e jasmins imperadores (damas-da-noite) darão beleza, perfume e facilidade na manutenção dos canteiros.

Todos os projetos que serão inaugurados na semana do aniversário da cidade foram feitos por meio de termos de cooperação, que unem o Poder Público, a iniciativa privada e cidadãos.

Atualmente, existem 40 termos de cooperação assinados, representando 17,7% da área verde da Sé. Segundo a Subprefeitura, a meta é ter 50% das praças e canteiros adotados até o fim de 2006.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre centro de São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página