Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2006 - 21h31

Secretaria da Saúde de Goiás alerta municipios para casos de cegueira

Publicidade

da Agência Folha

A Secretaria da Saúde de Goiás enviará nesta semana uma recomendação oficial a todos os municípios goianos banhados pelo rio Araguaia para que fiquem em alerta em razão do possível surgimento de casos de lesões oculares como as registradas no Tocantins no fim do ano passado.

A medida tem caráter preventivo, já que ainda não foram diagnosticados casos em Goiás. Mesmo assim casos suspeitos serão encaminhados ao Cerof (Centro de Referência Oftalmológica) do Hospital das Clínicas da UFG (Universidade Federal de Goiás).

Em Araguatins (TO), as lesões, ainda de origem desconhecida, provocaram cegueira em pelo menos três crianças --há divergências quanto aos números, inicialmente, a Secretaria da Saúde tocantinense havia divulgado 12 casos de cegueira-- desde novembro.

Outras 200 pessoas tiveram problemas oculares. Há suspeitas de um tipo de molusco presente na água do rio Araguaia naquela região, extremo norte do Tocantins, ou que uma mosca tenham sido os vetores de um tipo de verme causador das lesões oculares. Uma equipe interdisciplinar composta por membros do Ministério da Saúde e de outras instituições investiga o caso.

A Secretaria da Saúde goiana também informou que os moradores do Tocantins poderão tratar as lesões oculares no Cerof.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre casos de cegueira
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página