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01/02/2006 - 18h01

Sistema Anchieta-Imigrantes será interditado para obras de recuperação

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da Folha Online

A partir da próxima segunda-feira (6), o sistema Anchieta-Imigrantes sofrerá interdições, em períodos alternados, para a recuperação de 191 km de pistas das rodovias.

Desse total, segundo a Ecovias --concessionária que administra o complexo--, 146 km também receberão uma camada de asfalto borracha.

As obras de pavimentação fazem parte do pacote de R$ 130 milhões previsto para ser investido este ano no sistema.

De acordo com a concessionária, além de ser mais flexível e resistente a trincas e deformações, o asfalto borracha é um material ecologicamente correto, preparado com pneu reciclado. Sua mistura, que custa em média 30% a mais do que o asfalto convencional, vem sendo aplicada no sistema Anchieta-Imigrantes desde o ano de 2002.

O pavimento também tem vida útil de cerca de 40% maior que o asfalto convencional e é mais confortável para o usuário, porque provoca menos ruído, tem maior aderência, o que evita derrapagens, e reduz o "spray" causado pelos pneus em dias de chuva.

Conforme previsão da Ecovias, até maio, o trecho de 30 km da serra das duas pistas da Via Anchieta receberá a cobertura de asfalto borracha. Para isso, as pistas do trecho de serra terão de ser interditadas, em períodos alternados.

Em fevereiro, as interdições ocorrerão de terça à quinta-feira, das 6h às 20h. Nos meses de março, abril e maio o trabalho será executado de segunda-feira a sábado, novamente das 6h às 20h.

A sinalização horizontal do trecho será refeita e a sinalização vertical será revitalizada, levando em consideração os trechos urbanos da rodovia.

Além da serra da Via Anchieta, outros trechos receberão a cobertura de asfalto borracha. São eles: marginal norte da Via Anchieta, trecho de planalto, entre os kms 10 e 18; marginal sul da Via Anchieta, trecho de Baixada Santista, entre os kms 58 e 65; trecho de planalto da rodovia dos Imigrantes, entre os kms 11 e 40 e toda a extensão da rodovia Padre Manoel da Nóbrega, que liga o litoral sul do Estado ao sistema Anchieta-Imigrantes.

A concessionária acredita que sejam utilizadas mais de 180 mil toneladas de asfalto borracha nos 146 km de rodovia a serem recuperados até o final de 2006.

Na interligação Planalto, em um trecho de 8 km, as placas de concreto que estão danificadas serão demolidas e substituídas. No trecho de serra da pista norte da rodovia dos Imigrantes, outras placas também serão reconstruídas.

Obras no trevo do Riacho Grande alteram esquema de tráfego

Para solucionar os constantes congestionamentos ocorridos em finais de semana e feriados, a Ecovias pretende iniciar essa semana as escavações para o remanejamento de interferências --entre elas, alguns dutos da Petrobras-- na região do km 29 da Via Anchieta, onde está localizado o trevo que dá acesso ao bairro de Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, Grande ABC. A estimativa da concessionária é que essa etapa seja concluída em junho.

Assim, a partir de 6 de março, quando se encerra a Operação Verão e o movimento no sistema Anchieta-Imigrantes começa a diminuir, também será iniciada a reconstrução dos viadutos do trevo, nas pistas norte e sul da Via Anchieta, respectivamente.

Os trabalhos serão divididos em seis etapas e consistem na construção de três alças e mais duas faixas na passagem inferior à Via Anchieta que aumentarão a capacidade da pista, beneficiando mais de 20 mil veículos que circulam diariamente na região, número que sobe para 35 mil em finais de semana.

A obra, que custará R$ 25 milhões, interditará alguns trechos da rodovia. Para minimizar os transtornos aos usuários e aos moradores da região, serão montados alguns esquemas especiais de tráfego.

Durante todo o período da obra, ficarão interditadas as alças de acesso do Riacho Grande para a pista sul da Anchieta, da pista norte da Anchieta para o Riacho Grande e a passagem inferior à rodovia no sentido Ribeirão Pires/Riacho Grande.

As intervenções alterarão os caminho de quem vem da rodovia Caminho do Mar e pretende acessar a pista sul da Via Anchieta ou dos motoristas que vêm do litoral ou da estrada Caminho do Mar com destino ao Riacho Grande.

Os motoristas que vêm do litoral ou da Caminho do Mar deverão fazer o retorno no km 28 (veículos de passeio) ou no km 23 (ônibus e caminhões) e retornar pela pista sul até o km 29, onde terá acesso ao Riacho Grande.

Para quem está no Riacho Grande e deseja pegar a pista Sul da Via Anchieta, a opção é a saída no km 30 da rodovia.

Durante as interdições da Via Anchieta para reconstrução dos viadutos, o tráfego funcionará em mão dupla na outra pista, sempre com preferência para o maior volume.

Outras obras

Duas outras obras também darão maior capacidade de tráfego ao sistema Anchieta-Imigrantes, principalmente durante os finais de semana e feriados prolongados.

A construção da terceira faixa da rodovia Padre Manoel da Nóbrega, que aumentará a capacidade de tráfego da rodovia de 2.800 veículos por hora para cerca de 4.200, e o trevo na interseção da rodovia Cônego Domênico Rangoni (ex-Piaçaguera-Guarujá) com a BR-101 (Rio-Santos).

A construção de um viaduto deverá eliminar o cruzamento em nível da rodovia, assim como a necessidade do uso de semáforos na região.

Especial
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