Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2006 - 17h00

Guarda diz que apreendeu droga de menino de rua

Publicidade

da Folha Online

O guarda civil flagrado nesta quarta-feira (8) esquentando uma garrafa de um garoto menor de idade no centro de São Paulo afirmou nesta quinta-feira à GCM (Guarda Civil Metropolitana) que não ajudou o menino a se drogar.

Diferentemente do que foi flagrado pela Folha, o guarda afirmou que apreendeu a garrafa do garoto e o liberou, procedimento que também não é correto. De acordo com a GCM, ele deveria ter encaminhado o menor a uma delegacia, onde ficaria à disposição da Justiça.

A GCM informou também que um inquérito interno será instaurado e, se for concluído que o guarda é culpado, ele pode receber punição que vai de advertência até demissão.

Flagra

As fotos foram feitas no início da tarde, quando a Folha começou a acompanhar o trajeto de alguns meninos. Eles estavam com outros amigos na ladeira da Memória, a poucos metros do Vale do Anhangabaú, nadando em um lago, junto a um monumento construído no local.

Guardas da GCM que normalmente fazem a segurança da região apareceram e expulsaram os meninos de lá --que correram com medo de serem detidos. Dois garotos do grupo, aparentando ter entre 10 e 14 anos, permaneceram no local. E um deles solicitou ajuda a um dos guardas.

Ele entregou uma garrafa ao GCM que continha uma substância solidificada no fundo. O guarda virou a garrafa de ponta-cabeça e, com um isqueiro aceso, esquentou o fundo --a fim de derreter o produto e facilitar a inalação do vapor, que produz a sensação de alucinação.

A ação durou poucos segundos. Depois, o guarda devolveu a garrafa para o menino e, sem nenhum tipo de aconselhamento ou retenção do produto, os observou descerem a ladeira da Memória.

A Prefeitura de São Paulo, responsável pelo gerenciamento da GCM, diz que vai investigar o caso a partir das fotos feitas pela Folha.

A cidade tem atualmente cerca de 6.000 guardas-civis. A principal missão deles é preservar os bens públicos e auxiliar o policiamento junto a escolas municipais.

Leia mais
  • Corregedoria vai investigar caso de guarda que ajudou menino a se drogar
  • Guarda ajuda menino de rua a se drogar em São Paulo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Guarda Civil Metropolitana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página