Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2006 - 00h57

Viradouro mostra casa do futuro e enaltece Niemeyer

Publicidade

KARINA KLINGER
da Folha Online
JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

Com o enredo "Arquitetando Folias", a Unidos do Viradouro celebra na avenida os 500 anos da arquitetura no país e comemora o trabalho de Oscar Niemeyer, responsável pela construção de Brasília e pelo MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Niterói, entre outros projetos. A escola iniciou seu desfile por volta das 0h55 desta terça-feira.

O carro abre-alas trará sete atrizes --entre elas Nívea Stelmann e Paula Burlamaqui. Já a comissão de frente, com coreografia de Déborah Colker, será formada por bailarinos que carregam portas --o número de cada uma delas é o mesmo da casa dos integrantes. O diretor Jorge Fernando e a atriz Juliana Paes também se apresentam pela escola.

Assinado por Mário e Kaká Monteiro, o desfile está cheio de efeitos e encenações ao vivo. Um dos destaques é a réplica de uma favela. Segundo Mário, a escola quer mostrar o clima romântico dos anos 30 nas favelas. "Vamos lembrar de Carmen Miranda, que se autoproclamava a 'rainha do morro'. Em sua biografia, constam uma série de visitas em busca de músicas", disse.

Também será revelada na Sapucaí uma réplica de uma favela contemporânea e do MAC, criação de Niemeyer. "Na favela, as pessoas poderão ver cenas ao vivo, como uma pessoa no cabeleireiro e pichadores em performance", afirma Monteiro.

Malabaristas devem construir uma oca em um dos carros alegóricos da agremiação. E um dos pontos-altos da Viradouro certamente é o carro que traz uma casa do futuro. "O projeto da casa é no espaço. O detalhe é que, além de robôs, o cachorro e seu dono terão direito a um passeio aéreo em plena avenida", diz o carnavalesco.

A escola conta com 4.000 mil integrantes e 30 alas. No ano passado, a agremiação ficou em oitavo lugar na Carnaval do Rio ao falar sobre a história do sorriso.

Desfiles

Antes da Viradouro, Porto da Pedra e Mangueira se apresentaram na segunda noite de desfiles do Grupo Especial. Depois desfilam Mocidade Independente, Unidos da Tijuca, Império Serrano e Portela.

Ontem, passaram pelo sambódromo Salgueiro, Rocinha, Imperatriz Leopoldinense, Caprichosos de Pilares, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor.

Leia mais
  • Carro quebra e Porto da Pedra pára na avenida
  • Gaviões perde 4 pontos por falhas em desfile; Camisa 12 perde 68
  • Beija-Flor encerra desfile; Rocinha e Grande Rio estouram tempo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página