Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2006 - 02h12

Viradouro mostra carros alegóricos "duas caras" no Rio

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

Com uma homenagem aos 500 anos da arquitetura no Brasil, a Unidos do Viradouro ocupou na madrugada desta terça-feira a Marquês de Sapucaí. Ocas, igrejas, casas luxuosas e também favelas foram representadas pelos carros alegóricos da escola que apresentou o samba-enredo "Arquitetando Folias" .

A comissão de frente --com coreografia de Déborah Colker e do diretor de teatro Ulisses Cruz-- trouxe 14 bailarinos e um ator que interagiam com portas. O número pintado em cada uma delas era o mesmo da casa dos integrantes.

Entre os destaques estavam carros que mostravam duas situações diferentes. O abre-alas tinha ondas gigantes na parte da frente --representando a chegada dos portugueses--, enquanto sua traseira mostrava uma grande oca em construção. Sete atrizes, entre elas Nívea Stelmann e Paula Burlamaqui, foram colocadas sobre a onda para interpretar as Nereidas (ninfas dos mares).

Neste mesmo estilo, luxuosos prédios à beira-mar dividiram espaço com uma favela dos anos 30 --a "favela dos meus amores", com ar romântico. Outro carro mostrou a "favela dos meus horrores", mais parecida com aquelas da atualidade. Também foram retratados o MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Niterói --idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer --e uma réplica da cidade de Ouro Preto (MG).

O desfile foi encerrado por uma casa transparente, do futuro, no estilo do desenho "Os Jetsons". "O projeto da casa é no espaço. O detalhe é que, além de robôs, o cachorro e seu dono terão direito a um passeio aéreo em plena avenida", disse o carnavalesco Mário Monteiro.

Antes disso, a bateria do Mestre Ciça fez uma homenagem aos arquitetos criando um vão que formava uma uma régua em T. Ciça é conhecido por inovar na coreografia dos integrantes da bateria.

A escola conta com 4.000 mil integrantes e 30 alas. No ano passado, a agremiação ficou em oitavo lugar na Carnaval do Rio ao falar sobre a história do sorriso.

Desfiles

Antes da Viradouro, Porto da Pedra e Mangueira se apresentaram na segunda noite de desfiles do Grupo Especial. Depois desfilam Mocidade Independente, Unidos da Tijuca, Império Serrano e Portela.

Ontem, passaram pelo sambódromo Salgueiro, Rocinha, Imperatriz Leopoldinense, Caprichosos de Pilares, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor.

Leia mais
  • Carro quebra e Porto da Pedra pára na avenida
  • Gaviões perde 4 pontos por falhas em desfile; Camisa 12 perde 68
  • Beija-Flor encerra desfile; Rocinha e Grande Rio estouram tempo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página