Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2006 - 21h22

Multidão acompanha o bloco Bacalhau do Batata em Olinda

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Olinda

O bloco carnavalesco Bacalhau do Batata manteve a tradição e, pela 44ª vez, desfilou em plena Quarta-Feira de Cinzas, arrastando uma multidão nas ladeiras de Olinda (PE).

A agremiação, porém, não esteve sozinha na festa. Outros 36 blocos e troças também saíram às ruas, ajudando a manter a folia na cidade por mais um dia.

O bloco foi criado pelo garçom Isaías Pereira da Silva, o Batata, para oferecer um dia de festa às pessoas que trabalharam durante o Carnaval. Silva morreu em 1993, mas sua idéia prosperou. Pelo menos 20 bacalhaus festejam o fim da folia no Estado.

Em Olinda, como acontece todos os anos, o Bacalhau do Batata atrasou o início do desfile. Previsto para sair do Alto da Sé às 8h, a agremiação só iniciou o cortejo por volta do meio-dia.

Mas a festa começou ainda na concentração. Acompanhado do bloco Munguzá de Zuza Miranda e Thaís, o Bacalhau promoveu, pela primeira vez, a "corrida dos monstros" --uma competição para conferir quem descia e subia em menor tempo a ladeira da Sé, uma das mais íngremes do centro histórico. O vencedor, um barman de Caruaru, ganhou R$ 50.

Antes de o desfile começar, Zuza Miranda e Thaís distribuíram aos foliões cem quilos de munguzá (canjica). Mais tarde, fogos de artifício anunciaram a saída dos foliões. À frente de todos, o estandarte feito com um bacalhau aberto, cebolas e pimentões.

Com 50 passistas, orquestras de frevo e cinco bonecos gigantes, o Bacalhau do Batata circulou nos principais pólos da folia. Duas horas depois, chegou à apoteose, em frente à prefeitura, onde era esperado por centenas de foliões.

A Quarta-Feira de Cinzas foi também de Carnaval em outras cidades pernambucanas. Em Recife, o bloco "Os Irresponsáveis" arrastou uma multidão na zona norte da capital. Em Jaboatão dos Guararapes (região metropolitana), a atração foi o Bacalhau do Pezão e do Jovem.

Leia mais
  • Vila Isabel é campeã do Carnaval carioca
  • CPI do Carnaval aguarda aprovação desde junho de 2005 na Câmara
  • Gaviões da Fiel confirma sua saída do Carnaval paulista

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página