Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2006 - 18h11

Empresa nega censura a outdoors do beijo gay

Publicidade

da Folha Online

A CPO (Companhia Paulista de Outdoor) se manifestou nesta quinta-feira (9) sobre a retirada de 20 outdoors que exibiam a imagem de um beijo gay. A empresa citou, em nota, que não houve "nenhum tipo de censura ou julgamento". Disse ainda que a retirada dos cartazes foi uma "forma de precaução", já que "a opinião pública tem se manifestado de todas as formas e com todos os tipos de posição".

As peças publicitárias, voltadas para o público GLS, integravam uma campanha de preservativos e lubrificantes (Affair), comercializados pela empresa DKT do Brasil. Um representante da Prefeitura de São Paulo chegou a entrar em contato com o sindicato das empresas de mídia externa para tratar do caso, após o Conar (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária) receber queixas considerando o anúncio "inadequado".

"É sabido por todos os envolvidos, agência e cliente, que o anúncio esta sendo examinado pelo Conselho de Ética do CONAR (representação Nº039/06). Assim ressaltamos, mais uma vez que, as retiradas dos cartazes deram-se para preservar todos os envolvidos nessa negociação e que, tal medida foi previamente autorizada por vossa empresa e agência", citou a nota da CPO.

Nota

Leia a íntegra da nota divulgada:

"Temos a informar que a CPO é uma empresa prestadora de serviços de veiculação e exibição de outdoor na cidade de São Paulo e grande SP.

Não somos praticantes de nenhum tipo de censura ou julgamento a respeito do lay-out/anúncio "Liberdade - Lubrificante Pessoal" criado pela agência Êmige - Marchesin Gonçalves Comunicação Ltda para o cliente DKT Do Brasil Produtos de Uso Pessoal Ltda.

Fizemos a retirada dos nossos outdoors deste lay-out/anúncio com base nos dizeres da autorização e veiculação assinada pela empresa contratante em 13 de fevereiro de 2006 em que consta a seguinte informação:

" O cliente declara ter conhecimento sobre a legislação de publicidade vigente eximindo a exibidora de qualquer constrangimento, multas e processos oriundas de sua propaganda, se estiver em desacordo com a regulamentação, autorizando ainda a exibidora a retirar a propaganda em qualquer momento se assim houver a necessidade não havendo prejuízos financeiros à exibidora".

As retiradas dos cartazes deram-se também como uma forma de precaução. A opinião pública tem se manifestado de todas as formas e com todos os tipos de posição.

Aproveitamos ainda para ressaltar que o mídia da agência Êmige, Marcelo Barbosa esteve na CPO ontem, dia 08 de março, e foi informado sim sobre as retiradas e sobre a predisposição da CPO em estar exibindo nova campanha desde que o lay-out/anúncio estivesse de acordo com o Código Brasileiro de Auto-regulamentação publicitária.

É sabido por todos os envolvidos, agência e cliente, que o anúncio esta sendo examinado pelo Conselho de Ética do CONAR (representação Nº039/06) Assim ressaltamos, mais uma vez que, as retiradas dos cartazes deram-se para preservar todos os envolvidos nessa negociação e que, tal medida foi previamente autorizada por vossa empresa e agência.

Fomos informado as 15:44 pela secretaria executiva do CONAR a definição abaixo:

DADO DO ANÚNCIO A SER SUSTADO:

Título(s): Anúncio " LIBERDADE - LUBRIFICANTE PESSOAL"
Anunciante: DKT DO BRASIL DE USO PESSOAL LTDA
Agência: ÊMIGE PROPAGANDA

FUNDAMENTO: Artigos 1º, 3º, 6º, 22 do Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária e Artigo 30 nº I do Regimento Interno.

Denunciante(s): CONAR, DE OFÍCIO, MEDIANTE QUEIXA DE CONSUMIDOR

Qualquer dúvida ligar para a Secretaria Executiva do CONAR, telefone (11) 3284-8880
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessário.
Atenciosamente.

Conselho de Direção
Cia. Paulista de Outdoor"

Leia mais
  • Empresa vai insistir em outdoor do beijo gay
  • Prefeitura nega censura a outdoor do beijo gay
  • Outdoor exibe beijo gay nas ruas do Rio e SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre beijo gay
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página