Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2006 - 09h31

Sargento que fazia guarda é acusado de roubo de armas

Publicidade

RAPHAEL GOMIDE
da Folha de S.Paulo

Uma investigação do Exército aponta que um militar da ativa e que estava no Estabelecimento Central do Exército participou do roubo dos dez fuzis e da pistola, no dia 3, em São Cristóvão.

O sargento que fazia parte da guarda naquela madrugada --e o único a ser agredido na ação-- sabia do assalto e foi conivente, afirmaram dois presos em seus depoimentos no Inquérito Policial Militar. Ele é o único militar da ativa identificado até agora e deve ser preso ainda hoje.

Segundo a investigação, para disfarçar a sua participação, ele recebeu coronhadas no nariz e no rosto e chegou a desmaiar.

O ex-cabo do Exército Joelson Basílio da Silva, 23, o primeiro a ser preso, recebeu o benefício da delação premiada. A partir de então, passou a entregar outros participantes do roubo. Também está preso o ex-soldado Carlos Leandro de Souza, 22. Outros quatro civis participaram da ação.

Além dos quatro que invadiram o quartel pulando o muro, dois esperavam do lado de fora em dois veículos.

Também foram identificadas falhas da equipe de segurança da unidade: a primeira sentinela a ser rendida estava dormindo. O criminoso tomou o seu fuzil e ligou para comparsas para avisar que o caminho estava livre.

Então, outros criminosos pularam o muro e caminharam fora do campo de visão da câmera --o que mostra que conheciam a unidade. Um soldado que estava nos fundos estranhou a movimentação, mas, ao ver homens fardados andando, achou que se tratava da mudança de guarda. Ao ver o sargento receber uma gravata, alertou um cabo, que chegou a apontar para os criminosos, mas não atirou.

O Exército procurava ontem dois civis que também integrariam a quadrilha.

Leia mais
  • Promotoria investiga retomada das armas
  • Câmera e depoimento contradizem Exército
  • Exército negocia com tráfico e retoma armas

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a ação do Exército no Rio
  • Leia o que já foi publicado sobre o Exército
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página