Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2006 - 14h01

Contran define novo modelo da carteira de motorista

Publicidade

da Folha Online

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu o novo modelo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A portaria que oficializa o modelo foi publicada hoje no "Diário Oficial de União".

A nova carteira, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), é mais difícil de ser falsificada que o modelo atual. O novo documento vai ter uma marca d'água da bandeira do Brasil, uma fita holográfica semelhante à da nota de R$ 20 e será confeccionada em um tipo de papel mais seguro, de cor azulada.

Divulgação
Novo modelo tem marca d'água, código numérico e fita holográfica
O documento terá também um código numérico de segurança, gerado por uma fórmula que só o Denatran conhece. A idéia é que um banco de dados com informações sobre os motoristas seja construído e possa ser consultado com o número.

A CNH também teve a diagramação modificada. No novo modelo haverá mais espaço para as observações, como "obrigatório uso de lentes corretivas" e "vedada atividade remunerada", na parte traseira. Na frente, constarão nome, filiação, CPF e RG do motorista.

Os Detrans (Departamento Estadual de Trânsito) de cada Estado têm noventa dias para começar a emitir o nono modelo. Ao final deste prazo, os "espelhos" --documentos em branco-- deverão ser destruídos.

Os motoristas não são obrigados a fazer outra CNH antes do vencimento do modelo atual, mas o Denatran permite que condutores peçam a nova carteira antes do fim da validade da habilitação antiga.

Leia mais
  • Médicos atendem ao menos 32 pessoas após rebelião na Febem

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CNH
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página