Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2006 - 12h41

Polícia prende diretor do Instituto de Criminalística do PR

Publicidade

da Folha Online

O diretor-geral do IC (Instituto de Criminalística) do Paraná, Ari Ferreira Fontana, foi preso nesta terça-feira sob suspeita de chefiar um esquema de extorsão por meio de perícias falsas. O chefe da Divisão Técnica do Instituto em Cascavel, Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho, também foi detido.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado, peritos envolvidos no esquema realizavam perícias desnecessárias em veículos que seriam transferidos, retendo-os e cobrando até 10% do valor de mercado do carro por um laudo.

Além dos proprietários de veículos, as vítimas eram qualquer cidadão que precisasse de exame pericial relacionado a crimes ou acidentes. De acordo com as investigações --conduzidas pelo Ministério Público e pela secretaria-- o esquema era baseado em Cascavel e em Guarapuava, onde a maior parte de peritos foi presa.

Oliveira Filho e Fontana foram presos em Curitiba. Simultaneamente, em Cascavel, Jayme Cazarote Júnior, chefe do IC na cidade, e os peritos Osvaldo Panissa e Décio Mitmann foram detidos. Outras prisões foram feitas também em Guarapuava, Manfrinópolis. A polícia ainda procura Josmar dos Santos, ex-diretor do Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Cascavel.

Os presos poderão ser processados pelos crimes de crimes de concussão (obtenção de vantagem por meio de cargo público), corrupção, peculato, (subtração ou desvio de dinheiro público), prevaricação e formação de quadrilha.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre corrupção
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página