Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2006 - 22h22

Número de cidades em emergência por chuva chega a 19 no Pará

Publicidade

da Agência Folha

Subiu para 19 nesta quarta-feira o número de municípios do Pará que estão em situação de emergência por causa das chuvas. Já são mais de 20 mil desalojados --que foram removidos para abrigos-- e 6.500 desabrigados --que perderam suas casas.

A situação é crítica em Marabá, onde o nível do rio Tocantins continua subindo. Na manhã desta quarta-feira, chegou a 12,4 metros, passando em 40 cm o seu limite.

Em Anajás, de janeiro a março deste ano, já foram verificados 3.669 casos de malária. A Secretaria Estadual da Saúde está fazendo atendimento emergencial, sobretudo a famílias da zona rural.

Além de Marabá e Anajás, os demais municípios em decreto de emergência são: Anapu, Porto de Moz, Almeirim, Itaituba, Prainha, Parauapebas, Eldorado do Carajás, Óbidos, Tucuruí, Altamira, Santarém, Vitória do Xingu, Tucumã, Rondon do Pará, Água Azul do Norte, Novo Progresso e Monte Alegre, informou a Defesa Civil do Estado.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil e o governo do Estado têm enviado cestas básicas e medicamentos para os locais que abrigam as famílias atingidas.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é de mais chuvas no Estado, pelo menos até o fim de semana. O tempo deve se manter nublado com pancadas de chuva e trovoadas.

A Defesa Civil de Salvador (BA) registrou nesta quarta três casos de desabamentos de imóveis em razão das chuvas que atingem a cidade. Não houve feridos. Na terça-feira (25), um homem morreu após a queda de um muro na capital baiana.

Em Manaus (AM), a Defesa Civil informou que houve cinco desabamentos de imóveis na terça após uma forte chuva ter atingido a cidade. Uma pessoa ficou levemente ferida.

Leia mais
  • Vendaval destelha casas e gira avião em aeroporto de Florianópolis

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os prejuízos causados pela chuva
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página