Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2006 - 18h09

Empresa identifica piloto de helicóptero morto em acidente em SP

Publicidade

da Folha Online

O piloto do helicóptero Bell 206 Jet Ranger prefixo PT-HOQ que morreu na queda do aparelho, ocorrida nesta quinta-feira na rua do Curtume, na Lapa (zona oeste de São Paulo), foi identificado pela empresa de táxi-aéreo Plana Brasil, onde trabalhava, como Átila Limp da Costa Mafra, 29. O acidente também matou os dois passageiros --funcionários da Eletropaulo.

Os corpos das três vítimas foram carbonizados, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Eles foram retirados dos destroços do helicóptero e levados para o IML (Instituto Médico Legal) no final desta tarde.

CGuatelli/Folha Imagem
Helicóptero cai em São Paulo e fica preso à rede elétrica
Helicóptero cai em São Paulo e fica preso à rede elétrica
Segundo o sargento da PM (Polícia Militar) Ivan Santos Alves, os nomes dos dois funcionários da Eletropaulo serão divulgados depois que os familiares forem oficialmente notificados do acidente.

De acordo com a Eletropaulo, empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica na cidade, o helicóptero havia sido alugado para inspecionar as linhas de transmissão. Em nota, a empresa informou que o serviço é rotineiro e que "nunca houve registro de acidente semelhante". Todos os anos, a Eletropaulo diz cumprir 146 horas de vôo com a mesma finalidade.

Para o coronel Ramon Bueno, do SRPV (Serviço Regional de Proteção ao Vôo) de São Paulo, o vôo era de "alto risco". As causas do acidente ainda serão investigadas.

Acidente

O local do acidente permanece isolado. Os destroços do helicóptero devem ser retirados pela empresa de táxi-aéreo a que ele pertence, a Plana Brasil, e levados para um hangar no Campo de Marte, em Santana (zona norte de São Paulo), de onde decolou.

O helicóptero voava baixo quando o acidente ocorreu, segundo testemunhas. Informações preliminares indicam que o piloto perdeu o controle do aparelho depois de enroscar-se em fios de alta-tensão, bateu em uma casa e em um prédio. Duas luminárias foram danificadas.

Não é possível afirmar ainda se o helicóptero pegou fogo durante a queda ou após chocar-se com o asfalto.

Campo de Marte

O helicóptero havia decolado no Campo de Marte, em Santana (zona norte de São Paulo). O aeroporto, aberto em 1920, abriga a maior frota de helicópteros do país, de acordo com a Infraero.

Ele opera com aviação geral, executiva, táxi-aéreo e escolas de pilotagem como o Aeroclube de São Paulo e o Serviço Aerotático das Polícias Civil e Militar.

Leia mais
  • Eletropaulo identifica técnicos mortos em queda de helicóptero em SP
  • Saiba sobre alguns acidentes com helicópteros ocorridos no país
  • Helicóptero que caiu em São Paulo realizava vôo de alto risco
  • Helicóptero cai e mata três em São Paulo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre quedas de helicópteros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página