Publicidade
Publicidade
27/04/2006
-
18h09
da Folha Online
O piloto do helicóptero Bell 206 Jet Ranger prefixo PT-HOQ que morreu na queda do aparelho, ocorrida nesta quinta-feira na rua do Curtume, na Lapa (zona oeste de São Paulo), foi identificado pela empresa de táxi-aéreo Plana Brasil, onde trabalhava, como Átila Limp da Costa Mafra, 29. O acidente também matou os dois passageiros --funcionários da Eletropaulo.
Os corpos das três vítimas foram carbonizados, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Eles foram retirados dos destroços do helicóptero e levados para o IML (Instituto Médico Legal) no final desta tarde.
Segundo o sargento da PM (Polícia Militar) Ivan Santos Alves, os nomes dos dois funcionários da Eletropaulo serão divulgados depois que os familiares forem oficialmente notificados do acidente.
De acordo com a Eletropaulo, empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica na cidade, o helicóptero havia sido alugado para inspecionar as linhas de transmissão. Em nota, a empresa informou que o serviço é rotineiro e que "nunca houve registro de acidente semelhante". Todos os anos, a Eletropaulo diz cumprir 146 horas de vôo com a mesma finalidade.
Para o coronel Ramon Bueno, do SRPV (Serviço Regional de Proteção ao Vôo) de São Paulo, o vôo era de "alto risco". As causas do acidente ainda serão investigadas.
Acidente
O local do acidente permanece isolado. Os destroços do helicóptero devem ser retirados pela empresa de táxi-aéreo a que ele pertence, a Plana Brasil, e levados para um hangar no Campo de Marte, em Santana (zona norte de São Paulo), de onde decolou.
O helicóptero voava baixo quando o acidente ocorreu, segundo testemunhas. Informações preliminares indicam que o piloto perdeu o controle do aparelho depois de enroscar-se em fios de alta-tensão, bateu em uma casa e em um prédio. Duas luminárias foram danificadas.
Não é possível afirmar ainda se o helicóptero pegou fogo durante a queda ou após chocar-se com o asfalto.
Campo de Marte
O helicóptero havia decolado no Campo de Marte, em Santana (zona norte de São Paulo). O aeroporto, aberto em 1920, abriga a maior frota de helicópteros do país, de acordo com a Infraero.
Ele opera com aviação geral, executiva, táxi-aéreo e escolas de pilotagem como o Aeroclube de São Paulo e o Serviço Aerotático das Polícias Civil e Militar.
Leia mais
Eletropaulo identifica técnicos mortos em queda de helicóptero em SP
Saiba sobre alguns acidentes com helicópteros ocorridos no país
Helicóptero que caiu em São Paulo realizava vôo de alto risco
Helicóptero cai e mata três em São Paulo
Especial
Leia o que já foi publicado sobre quedas de helicópteros
Empresa identifica piloto de helicóptero morto em acidente em SP
Publicidade
O piloto do helicóptero Bell 206 Jet Ranger prefixo PT-HOQ que morreu na queda do aparelho, ocorrida nesta quinta-feira na rua do Curtume, na Lapa (zona oeste de São Paulo), foi identificado pela empresa de táxi-aéreo Plana Brasil, onde trabalhava, como Átila Limp da Costa Mafra, 29. O acidente também matou os dois passageiros --funcionários da Eletropaulo.
Os corpos das três vítimas foram carbonizados, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Eles foram retirados dos destroços do helicóptero e levados para o IML (Instituto Médico Legal) no final desta tarde.
CGuatelli/Folha Imagem |
Helicóptero cai em São Paulo e fica preso à rede elétrica |
De acordo com a Eletropaulo, empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica na cidade, o helicóptero havia sido alugado para inspecionar as linhas de transmissão. Em nota, a empresa informou que o serviço é rotineiro e que "nunca houve registro de acidente semelhante". Todos os anos, a Eletropaulo diz cumprir 146 horas de vôo com a mesma finalidade.
Para o coronel Ramon Bueno, do SRPV (Serviço Regional de Proteção ao Vôo) de São Paulo, o vôo era de "alto risco". As causas do acidente ainda serão investigadas.
Acidente
O local do acidente permanece isolado. Os destroços do helicóptero devem ser retirados pela empresa de táxi-aéreo a que ele pertence, a Plana Brasil, e levados para um hangar no Campo de Marte, em Santana (zona norte de São Paulo), de onde decolou.
O helicóptero voava baixo quando o acidente ocorreu, segundo testemunhas. Informações preliminares indicam que o piloto perdeu o controle do aparelho depois de enroscar-se em fios de alta-tensão, bateu em uma casa e em um prédio. Duas luminárias foram danificadas.
Não é possível afirmar ainda se o helicóptero pegou fogo durante a queda ou após chocar-se com o asfalto.
Campo de Marte
O helicóptero havia decolado no Campo de Marte, em Santana (zona norte de São Paulo). O aeroporto, aberto em 1920, abriga a maior frota de helicópteros do país, de acordo com a Infraero.
Ele opera com aviação geral, executiva, táxi-aéreo e escolas de pilotagem como o Aeroclube de São Paulo e o Serviço Aerotático das Polícias Civil e Militar.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Sem PM nas ruas, poucos comércios e ônibus voltam a funcionar em Vitória
- Sem-teto pede almoço, faz elogios e dá conselhos a Doria no centro de SP
- Ato contra aumento de tarifas termina em quebradeira e confusão no Paraná
- Doria madruga em fila de ônibus para avaliar linha e ouve reclamações
- Vídeos de moradores mostram violência em ruas do ES; veja imagens
+ Comentadas
- Alessandra Orofino: Uma coluna para Bolsonaro
- Abstinência não é a única solução, diz enfermeira que enfrentou cracolândia
+ EnviadasÍndice