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27/04/2006 - 20h45

Eletropaulo identifica técnicos mortos em queda de helicóptero em SP

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da Folha Online

Os funcionários da Eletropaulo que morreram carbonizados na queda de um helicóptero ocorrida na tarde desta quinta-feira, na Lapa (zona oeste de São Paulo), foram identificados como José Oliveira de Souza, 35, e Marcelo da Silva, 30. No acidente morreu também o piloto Átila Limp da Costa Mafra, 29, da empresa de táxi-aéreo Plana Brasil.

Os corpos das três vítimas foram carbonizados, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Eles foram retirados dos destroços do helicóptero e levados para o IML (Instituto Médico Legal) no final da tarde.

CGuatelli/Folha Imagem
Helicóptero cai em São Paulo e fica preso à rede elétrica
Helicóptero cai em São Paulo e fica preso à rede elétrica
De acordo com a Eletropaulo, empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica na cidade, Souza ocupava o cargo de coordenador de linha de transmissão, era casado e deixou dois filhos. Silva era técnico de manutenção e casado. Os dois estavam na empresa desde 1997.

O helicóptero Bell 206 Jet Ranger prefixo PT-HOQ caiu às 14h03, na rua do Curtume. Ele havia decolado às 13h46, no Campo de Marte (zona norte de São Paulo) para inspecionar as linhas de transmissão da subestação da Lapa, que fica a 800 metros do local do acidente.

Em nota, a empresa informou que o serviço é rotineiro e que "nunca houve registro de acidente semelhante". Todos os anos, a Eletropaulo diz cumprir 146 horas de vôo com a mesma finalidade.

Para o coronel Ramon Bueno, do SRPV (Serviço Regional de Proteção ao Vôo) de São Paulo, o vôo era de "alto risco". As causas do acidente ainda serão investigadas.

Na queda, o helicóptero atingiu fios de alta-tensão. O acidente desligou dois circuitos de fornecimento de energia --que atendem partes da Lapa e da Água Branca-- entre as 14h03 e as 15h54. Na rua do Curtume, a energia ficou desligada até as 19h47, devido ao trabalho da perícia.

Acidente

O local do acidente permanece isolado. Os destroços do helicóptero devem ser retirados pela Plana Brasil e levados para o hangar da empresa no Campo de Marte.

O helicóptero voava baixo quando o acidente ocorreu, segundo testemunhas. Informações preliminares indicam que o piloto perdeu o controle do aparelho depois de enroscar-se em fios de alta-tensão, bateu em uma casa e em um prédio. Duas luminárias foram danificadas.

Não é possível afirmar ainda se o helicóptero pegou fogo durante a queda ou após chocar-se com o asfalto.

Campo de Marte

O helicóptero havia decolado no Campo de Marte que, aberto em 1920, abriga a maior frota de helicópteros do país, segundo a Infraero.

Ele opera com aviação geral, executiva, táxi-aéreo e escolas de pilotagem como o Aeroclube de São Paulo e o Serviço Aerotático das Polícias Civil e Militar.

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