Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2006 - 08h38

Polícia reforça segurança para júri de Pimenta Neves no interior de SP

Publicidade

GABRIELA MANZINI
enviada da Folha Online a Ibiúna

A polícia reforçou a segurança ao redor do fórum de Ibiúna (64 km a oeste de São Paulo) para o julgamento do jornalista Antonio Pimenta Neves, acusado de ter matado a ex-namorada --a também jornalista Sandra Gomide-- em 2000. O júri começa nesta quarta-feira e deve durar três dias, de acordo com previsão do TJ (Tribunal de Justiça).

No início da manhã, um grupo já se concentrava na porta do fórum, na região central da cidade --que tem cerca de 65 mil habitantes. Durante a chegada de Pimenta Neves, às 8h, ouvia-se gritos de "assassino".

Apenas quatro familiares do réu e quatro da vítima poderão acompanhar o júri. Cerca de 200 pessoas estão inscritas para assistir ao julgamento. Serão sorteadas apenas 22 senhas.

Justiça

Na terça (2), Pimenta Neves sofreu duas derrotas judiciais. O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu arquivar um pedido de habeas corpus que pretendia adiar o julgamento enquanto outro recurso --um agravo regimental movido no STJ (Superior Tribunal de Justiça)-- não fosse julgado.

Na decisão, segundo o STF, o ministro decidiu que não pode reconhecer um habeas corpus que não tenha sido apreciado antes pelo TJ.

No mesmo dia, o próprio agravo foi recusado pelos magistrados da 6ª Turma do STJ. Ele pretendia retirar a qualificação por motivo torpe --por ciúme-- da acusação de homicídio da jornalista, que pesa contra Pimenta Neves.

Crime

Sandra Gomide, 32, foi morta em com dois tiros à queima-roupa, em um haras. Dois dias depois, Pimenta Neves confessou a autoria do crime à polícia.

O jornalista ficou sete meses preso. Em março de 2001, o STF concedeu uma liminar permitindo a Pimenta Neves aguardar o julgamento em liberdade. Para o STF, ele não representa risco à sociedade.

Com Folha de S.Paulo

Leia mais
  • Pimenta Neves opta pelo silêncio durante interrogatório
  • Após quase seis anos, começa julgamento de Pimenta Neves
  • Após quase seis anos, começa julgamento de Pimenta Neves

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Pimenta Neves
  • Leia a cobertura completa sobre o julgamento de Pimenta Neves

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página