Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2006 - 00h38

Criminosos jogam explosivo em banco e metralham prédio comercial

Publicidade

FAUSTO SALVADORI FILHO
da Folha Online

Três homens armados jogaram um explosivo contra uma agência bancária e metralharam um prédio comercial na alameda Vicente Pizon, por volta das 23h20 deste domingo, na Vila Olímpia (bairro nobre na zona sul de São Paulo).

Segundo a Polícia Civil, o porteiro de um prédio comercial, localizado ao lado de uma agência do Itaú, viu três homens caminhando em direção ao banco com o que parecia ser um coquetel molotov nas mãos.

Percebendo que eram observados, os homens atiraram na direção do porteiro. Ele se jogou contra o chão e escapou ileso, mas os tiros atingiram a fachada do prédio. Em seguida, os criminosos jogaram o explosivo na agência. O artefato explodiu e destruiu parte da fachada do banco.

O grupo fugiu num automóvel Fiesta preto, abandonado pouco depois nas imediações, na rua Beira-Rio.

Há suspeitas de que o crime esteja ligado à série de ataques contra forças de segurança e de rebeliões promovida desde a noite de sexta-feira (12) em diversos pontos do Estado de São Paulo, sob a coordenação da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

As ações são uma resposta à decisão do governo estadual de isolar líderes da facção. Na quinta-feira (11), 765 presos foram transferidos para a penitenciária 2 de Presidente Venceslau (620 km a oeste de São Paulo), com a intenção de coibir ações promovidas pela facção.

No dia seguinte, oito líderes foram levados para a sede do Deic, em Santana (zona norte de São Paulo). Entre eles estava o líder da facção, Marcos Willians Herba Camacho, o Marcola. No sábado, ele foi levado para a penitenciária de Presidente Bernardes (589 km a oeste de São Paulo), considerada a mais segura do país. Na unidade, ele ficará sob o RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), mais rigoroso.

Participaram desta reportagem o editor-chefe da Folha Online, RICARDO FELTRIN, a editora de Cotidiano da Folha Online, LÍVIA MARRA, e as repórteres JULIANA CARPANEZ e MARY PERSIA

Leia mais
  • Comandante-geral da PM diz que preocupação com ataques é "nacional"
  • Suposto ataque a bomba incendeia agência bancária na Grande SP
  • Presos liberados serão investigados; mortos em ataques passam de 60

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PCC
  • Leia a cobertura completa sobre os ataques do PCC em SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página